Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Câmara começa analisar ajuda financeira para as empresas do transporte coletivo

Câmara começa analisar ajuda financeira para as empresas do transporte coletivo
12 maio
09:05 2021

Foram escolhidos ontem os vereadores responsáveis por analisar a proposta da Prefeitura de conceder auxílio financeiro às empresas de transporte coletivo nas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Orçamento Finanças (COF), responsáveis por dizer se está de acordo com a Constituição Federal e com o orçamento municipal. Na CCJ o relator será Márcio Santos (PSDB) e na COF Reinaldo Elias (PTB). Os pareceres devem ser apresentados na próxima semana.

Reinaldo Belezinha

Protocolada na Câmara como Mensagem 022/2021 a proposta da Prefeitura tramita em regime de urgência e já motivou discussões preliminares antes mesmo de ser distribuída nas comissões.

O líder do governo no Legislativo, vereador Marcos Ferreira, Marcola (PTB) argumenta que a medida está sendo tomada para evitar aumento do preço da passagem. “O cálculo da tarifa leva em consideração o número de passageiros. Antes o sistema transportava dois milhões de usuários por mês e hoje são 600 mil. Isso faz com que a tarifa devesse subir para R$ 4,80. Mas o governo não quer isso por isso estamos apresentando essa proposta de subsídio”, afirma.

Entre a oposição os principais questionamentos dizem respeito ao fato do texto enviado para a Câmara não especificar o valor da ajuda, sua duração e quais as contrapartidas que serão dadas pelas empresas beneficiadas. “O que acontece hoje é que a contrapartida que o consórcio dá está muito aquém do que a população precisa. Garantir os empregos é no mínimo garantir que haja transporte público suficiente para atender a população. A bancada do PSOL irá fazer essa discussão com a comunidade dentro e fora da Câmara”, disse a vereadora Fernanda Miranda (PSOL).

Márcio Santos

Caso os pareceres na CCJ e na COF sejam a favor do projeto e aprovados nas comissões a tendência é de que o mérito, detalhes e emendas ao projeto entrem na pauta do plenário ainda na próxima semana.

OUTROS – Mais nove projetos também foram encaminhados para relatoria na CCJ e na COF. Entre eles estão pedidos da Prefeitura para negociar dívidas com a CEEE e realizar contratações emergenciais. Também foi entregue para relatoria o projeto do vereador Michel Promove (PP) que cria uma política pública de contrapartidas por parte de construtoras responsáveis por grandes empreendimentos imobiliários,  a proposta de vereadora Marisa Schwarzer (PSB) que cria um banco municipal de rações para pets e o projeto de criação de uma frente parlamentar em defesa do tradicionalismo feita pelo vereador Paulo Coitinho (Cidadania).

NOVO PRESIDENTE – Em eleição realizada nesta terça-feira Jair Bonow (PP) foi escolhido para presidir a Comissão de Orçamento e Finanças (COF) em substituição a Paulo do Sítio (PSDB) que morreu na semana passada vítima de Covid-19. Bonow já era o vice-presidente da comissão. Para seu lugar foi escolhido Jone Soares (PSDB).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções