Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Câmara de Pelotas volta a ter representatividade LGBT

Câmara de Pelotas volta a ter representatividade LGBT
29 maio
15:53 2023

Jornalista Antonio Peixoto toma posse como vereador 

A posse do vereador Antônio Peixoto (PSD), nesta semana, no lugar de Carlos Júnior, reabre a possibilidade de representação de um segmento que costuma ter pouco espaço na política pelotense: a comunidade LGBTQIAP+. Vereador assumidamente gay, Peixoto diz que a atenção do trabalho será voltada para os serviços públicos prestados aos pelotenses e a defesa de pequenos empreendedores, mas vai combater, sobretudo, a homofobia.

Antonio Peixoto obteve 1.368 votos em 2020, ficou como primeiro suplente do partido. Agora assume no lugar deixado por Carlos Júnior que passa a exercer a função de Assessor Especial de Esporte da Prefeitura, com status de secretário. Será a primeira vez, nas duas últimas legislaturas, que um vereador vem da comunidade LGBT e atuará por um tempo maior e contínuo. Uma realidade que é nacional, já que apenas 0,16% de todos os cargos eletivos no Brasil são ocupados por este perfil, segundo a ONG VoteLGBT.

Na eleição de 2022, havia mais de 1.600 cargos eletivos à disposição no Brasil e dos quase 400 nomes lançados assumidamente LGBTs, apenas 19 candidaturas conseguiram o êxito e chegaram lá. Isso significa o dobro dos candidatos eleitos em 2018. “Mas ainda é pouco. Temos que romper o preconceito que limita os nossos espaços na política desde a escolha que exclui de forma cruel a candidatura pela orientação sexual, sem avaliar a competência e o trabalho prévio de quem disputa a vaga”, destaca Peixoto. 

Um dos espelhos do vereador é de Pelotas, o Governador Eduardo Leite, reeleito em 2022. “Pessoas integras e corajosas como o Eduardo nos inspiram a seguir firmes na política, sem medo”, afirma o vereador.  O parlamentar pelotense apoia conquistas sociais como os direitos civis, casamento de pessoas do mesmo sexo, a criminalização da homofobia e mais inclusão de transexuais no mercado de trabalho formal.

Pautas 

Independente das questões sociais, Peixoto defende duas bandeiras locais que julga como centrais: a luta pela qualidade dos serviços públicos para melhorar a vida dos pelotenses e apoio aos pequenos empreendimentos para fortalecer a economia. “Pelotas precisa de empregos, atrair indústrias e novos investimentos, mas podemos, ao mesmo tempo, ter o foco na valorização dos que aqui empreendem com ideias criativas e leis que incentivem o pequeno negócio familiar no meio urbano e rural”, aponta Peixoto.

Muito mais do que uma pessoa que elabora leis ou fiscaliza, Peixoto diz que será um vereador bastante presente nos bairros como foi durante a profissão de jornalista. “Serei um ouvinte das demandas e porta-voz dos moradores, atuando de forma cooperativa com o município para resolver questões em prol dos pelotenses”, afirma o vereador.

Currículo

Natural de Pelotas, Antonio Peixoto tem 40 anos, é formado em jornalismo pela UCPel e em Direito pela UFPel. Tem especialização em Gestão de Marketing, Gestão de RH e Educação e mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria. Antonio Peixoto trabalhou por 20 anos como repórter nos bairros, apresentador de TV e nas redes sociais. Atuou ainda como Assessor Parlamentar na Câmara Municipal de Pelotas e Diretor Executivo na Prefeitura.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções