Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

CÂMARA MUNICIPAL : Sessão solene para homenagear o aniversário de 100 anos do PCdoB

CÂMARA MUNICIPAL : Sessão solene para homenagear o  aniversário de 100 anos do PCdoB
29 março
10:10 2022

Nesta terça às 19h, centenário do PCdoB

Por Carlos Cogoy

Criado a 25 de março de 1922, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) – designação é de 1962 -, está completando cem anos. Na trajetória, foi alvo de perseguição pelos plantonistas no poder. Ideologicamente identificado com o proletariado, o partido teve de enfrentar a intolerância e autoritarismo de sucessivos governantes, cujas ações priorizaram as minorias elitistas e oligarcas. Assim, ao completar o centenário, o PCdoB também registra que mais de sessenta anos, foram na clandestinidade. Entre os momentos mais delicados, está a dissidência, que teve início na década de cinquenta. Com isso, tanto o PCdoB quanto o Partido Comunista Brasileiro (PCB), reivindicam a trajetória centenária. Porém, para assinalar os cem anos, nesta terça acontece sessão solene na Câmara Municipal. Às 19h, numa iniciativa da vereadora Carla Cassais (PT), representantes do PCdoB em Pelotas, estarão abordando sobre a história, compromissos e desafios do partido.

Presidente Renato Abreu

CONQUISTAS – Em Pelotas, o PCdoB integrou a Frente Popular, que chegou à Prefeitura na eleição de 2000. No legislativo, teve mandatos com o então vereador Luis Carlos Mattozo. No Estado, o PCdoB destaca-se nacionalmente através da liderança popular da ex-deputada Manuela D’Ávila. Já no País, em fase recente, é proeminente o trabalho da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ), e as ações do governador maranhense Flávio Dino, que chegou a ser cotado para pré-candidatura à Presidência da República. À frente do governo do Estado do Maranhão, Flávio Dino é referência nacional na área da educação. Desde fevereiro, o professor da rede pública, com jornada de quarenta horas, tem como vencimento-base, o valor de R$ 6.867,68, contrastante com o desmantelamento da carreira no Rio Grande do Sul.

PREFEITURA – O PCdoB integrou a coligação “Pelotas tem jeito”, na campanha à Prefeitura em 2020. Concorrendo a vice na chapa com o PSB, o riograndino Renato Mendonça de Abreu, há quarenta anos residindo em Pelotas. Atual presidente do PCdoB na cidade, Abreu tem trajetória como servidor público no Sanep, e liderança no Sindicato dos Servidores Municipais do Saneamento Básico de Pelotas (SIMSAPEL).

Vereadora Carla Cassais (PT)

FEDERAÇÃO – O PCdoB está integrando a federação partidária – até 2 de maio devem estar definidas no País -, com o Partido dos Trabalhadores (PT), e Partido Verde (PV). A mudança implica em afinidade programática, e coerência nas votações. A vereadora proponente da sessão, Carla Cassais observa: “O PCdoB é partido aliado histórico do PT. Esteve junto em todas as eleições presidenciais, inclusive indicando a Manuela D’Ávila como vice na chapa de Fernando Haddad. Agora vamos fechar a federação partidária. Então, nosso mandato não deixaria de reconhecer, e festejar o papel que os comunistas representam na história da democracia brasileira”.

Comentários ()

Seções