Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Câmara realiza Audiência Pública em alusão ao Dia do Autismo

Câmara realiza Audiência Pública em alusão ao Dia do Autismo
06 abril
08:49 2022

A Câmara Municipal de Pelotas foi palco de Audiência Pública alusiva ao Dia do Autismo. O evento proposto pelo vereador Carlos Júnior(PSD) atendendo solicitação da Associação de Mães, Pais e Amigos de Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico (AMPARHO), ocorreu na manhã desta segunda-feira(4) dentro da programação da Semana de Conscientização Sobre o Autismo.

O plenário do Legislativo Pelotense foi ocupado por mães, pais, professores e autoridades para refletir sobre os avanços e dificuldades que norteiam o tema autismo. Uma das principais reivindicações apresentadas foi a necessidade urgente de contratação de professores auxiliares para a rede pública de educação, com formação adequada para tratar com crianças e jovens autistas dentro da sala de aula.

O proponente da audiência, vereador Carlos Júnior (PSD) afirmou que o encontro serviu como um grande aprendizado

A titular da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) Adriane Silveira disse que o poder público tem adotado algumas medidas, dentre elas a contratação de mais professores auxiliares, mas entende que ainda não é suficiente.

Um dos depoimentos que causou espanto para muitos presentes foi do autista Alexandre Barcelos, que descobriu o transtorno somente em 2017, aos 19 anos. Alexandre falou sobre o que precisou superar, inclusive ansiedade e momentos de isolamento. “O autista adulto sofre muito pela identificação tardia e a falta de uma rede adequada de acolhimento, inicialmente queriam apenas me medicar, a psicologia foi a grande alternativa de incentivo para que frequentasse uma universidade e me formasse, nem todos têm a mesma sorte”, afirmou Alexandre.

A diretora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Cristina Vetromila comunicou durante a audiência que a Prefeitura de Pelotas vai contratar um neopediatra, um pleito que havia sido encaminhado pela Amparho junto à Secretária Roberta Paganini.

O proponente da audiência, vereador Carlos Júnior (PSD) afirmou que o encontro serviu como um grande aprendizado “o depoimento do Alexandre nos emocionou, as mães relataram uma dificuldade da vida real, entendo a justificativa da secretária Adriane quanto a dificuldade burocrática, mas precisamos agilidade, e me coloco à disposição para ajudar e trabalhar junto com a Comissão de Pessoas com Deficiência, presidida pela vereadora Miriam Marroni (PT), o importante é somar esforços”, afirmou o parlamentar.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções