Campanha da Fraternidade na temática de audiência pública
Com o tema “Fraternidade e Educação”, e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, a Campanha da Fraternidade foi lançada, no início deste mês, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No cartaz que divulga a campanha, imagem inspirada no capítulo oitavo do Evangelho segundo João. O Cristo educador orienta a mulher que, ajoelhada, estava prestes a ser apedrejada, pois havia sido flagrada em adultério. É a terceira vez que a CNBB, propõe a educação como temática da campanha. Em Pelotas, a CF 2022 será tema de audiência pública na Câmara Municipal. A divulgação é da professora Dora Domingues, que coordena a seccional Pelotas do Conselho de Ensino Religioso do Estado (CONER/RS). Conforme acrescenta, o encaminhamento no legislativo, é autoria do vereador Paulo Coitinho (Cidadania). Na audiência, espaço liberado a cinquenta convidados. A professora Dora observa que haverá presença de representantes de diferentes tradições religiosas.
CNBB divulga objetivo geral do debate proposto pela CF neste ano: “A Campanha da Fraternidade de 2022 convida a promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário”. Saiba mais acessando: campanhas.cnbb.org.br
EDUCAÇÃO – A seguir, objetivos específicos da abordagem educacional: analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios potencializados pela pandemia; verificar o impacto das políticas públicas na educação; identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus; pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino; incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum; estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino; promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.
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