Campanha Doar é Viver abre inscrições para cadastro de doadores de sangue na região de Pelotas
Doadores de sangue da região de Pelotas já podem se cadastrar no site Doar é Viver para participar da campanha de doação, que ocorre a partir desta quarta-feira (14/7), no Hemocentro de Pelotas (Hemopel). A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Saúde (SES) e a empresa Otelio Consultoria. O Hemopel atende todos os municípios das regiões Sul e Campanha.
As atividades estão ocorrendo nos sete hemocentros regionais do Rio Grande do Sul (Hemorrede). Já houve ações em Porto Alegre, Caxias do Sul e Alegrete.
Atualmente, as doações estão abaixo do necessário em cerca de 40%. O ideal era que o município pudesse receber até 80 doações por dia. No entanto, em alguns momentos, esse número não chega a 50. Até quatro vidas podem ser salvas com uma doação de 30 minutos. Todos os tipos de sangue são bem-vindos, mas A-, O- e O+ são os mais necessários.
O objetivo é incentivar a doação de sangue com data marcada, para garantia da reposição dos estoques da rede pública de saúde do Rio Grande do Sul. Sementes da árvore moringa, representando a árvore da vida (simbologia bíblica para fecundidade e imortalidade) são entregues aos doadores em agradecimento à solidariedade e consciência de que a doação salva vidas.
Sobre a doação de sangue:
• Até quatro vidas podem ser salvas com uma doação de 30 minutos
• Todos os tipos de sangue são bem-vindos, mas O- e O+ são os mais necessários
• O atendimento aos doadores é feito com todo o cuidado e a segurança, seguindo os protocolos sanitários na prevenção ao coronavírus e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e órgãos sanitários
• Para doar, basta estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar pelo menos 50 quilos e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.
• Interessados podem se cadastrar no link abaixo demonstrando interesse na doação. Um integrante da equipe da campanha Doar é Viver entrará em contato para tirar dúvidas e agendar a data
• Existe a possibilidade de transporte gratuito, conforme avaliação prévia.
Depois de Pelotas, a programação prevista é a seguinte:
21/7 – Cruz Alta
28/7 – Santa Maria
4/8 – Santa Rosa
11/8 – Passo Fundo
• Mais informações sobre doação de sangue em área específica no site da Secretaria da Saúde.