Campanha entrega kits de higiene a pessoas em situação de rua
A campanha da equipe do Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde (SMS), que trabalha com o primeiro atendimento de saúde a pessoas em situação de rua, está levando água e sabão a essa população, a fim de que lavem as mãos com mais frequência e, assim, tentem conter a propagação da pandemia do novo coronavírus. Já foram entregues cerca de 50 kits.
Ao entregar o material, a equipe realiza oficinas, ensinando a lavagem correta das mãos.
A chefe do Departamento de Saúde Mental da SMS, Gabriela Haack, diz que estão recebendo muitas doações, e seguem contando com o apoio da comunidade para atender mais pessoas e poder repor os materiais à medida que forem acabando.
“As pessoas têm sido muito receptivas e solidárias com a campanha”, comemora Gabriela.
Muitas das pessoas em situação de rua trabalham com reciclagem, e os materiais podem estar contaminados. Como eles têm pouco ou nenhum acesso à água, estão mais vulneráveis ao contágio. O último levantamento feito pela equipe identificou cerca de 400 pessoas vivendo nas ruas.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
A equipe pede, principalmente, a doação de sabonete líquido e garrafas pet para a montagem dos kits. Detergente líquido e sabonete e sabão em barra também podem ser usados. Garrafas pet, de qualquer tamanho, serão recolhidas e higienizadas para a montagem dos kits e distribuídas a partir da próxima semana.
As doações podem ser entregues na rua Lobo da Costa 1764, sala 206. Quem não puder se deslocar até o local pode entrar em contato com o Departamento de Saúde Mental, pelo telefone (53) 3284-7716, para agendar o recolhimento.