Campanha “Todo Caramelo é Doce”, encontra novo lar para 8 cães
Com o objetivo de incentivar a adoção de cães do Canil Municipal, a Prefeitura de Pelotas lançou, no início deste mês, a campanha Todo Caramelo é Doce. Em duas semanas, foram adotados oito animais, além dos outros 18 que ganharam um novo lar desde janeiro.
A campanha permanece ativa e o Canil Municipal mantém visitação aberta ao público de segunda-feira a domingo, das 9h30min às 16h30min, com agendamento prévio. Feiras de adoção regulares continuam.
O secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, destacou que os números das primeiras semanas da campanha são muito positivos. “É um desafio permanente. A campanha de adoção está crescendo e, no final, iremos possibilitar maior qualidade de vida aos animais. Isso é o que procuramos, além de uma gestão melhor para aqueles que ficam no Canil”, afirmou.
De acordo com o Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social de Pelotas, nos últimos cinco anos (de 2018 a 2022), foram adotados 323 animais.
Metade do recolhimento de cães dá-se em 2022
O boletim informativo do Observatório de Pelotas aponta que 115 cães foram recolhidos nos últimos cinco anos pelo Canil. Cinquenta por cento dos recolhimentos foram no ano passado e a principal motivação é a situação de maus-tratos.
Em 2022, o resgate de cães por motivo de maus-tratos aumentou mais de seis vezes em relação ao ano anterior em Pelotas.
Canil Municipal de Pelotas
Sob a administração da Secretaria de Qualidade Ambiental, por meio da diretoria de Bem-Estar Animal, o Canil Municipal de Pelotas acolhe cães e gatos recolhidos por equipes da Prefeitura.
Conforme a natureza do chamado, o atendimento é direcionado para o setor competente. No caso de animais bravios, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é responsável pelo recolhimento. No caso de vítimas de maus-tratos, errantes e atropelados ou feridos, são as equipes da SQA que realizam o resgate. O acolhimento do Canil está condicionado às vagas disponíveis
Localizado na BR-392, Km 71, o Canil Municipal possui estrutura adequada para oferecer cuidados e bem-estar aos animais resgatados, com capacidade máxima para abrigar 50 cães e sete gatos.
Quando se trata de animais doentes ou que requerem atendimento imediato, o Hospital de Clínicas Veterinárias (HCV) é acionado. Atualmente, a capacidade no HCV é de sete vagas.