CAMPANHAS OPOSTAS : Equipes com números distantes
Brasil tenta volta ao G-4 na Série B e Sampaio Correa busca motivo para ainda acreditar na “salvação”
O Brasil tem 12 vitórias em 28 jogos – aproveitamento de 52%. O Sampaio Correa soma 14 derrotas em 27 partidas no Campeonato Brasileiro da Série B. É o lanterna, com apenas 25% de aproveitamento. São números que mostram a diferença de campanha entre as duas equipes. Como o futebol é imprevisível, quando a bola rolar, o retrospecto perde a importância. É com essa incerteza sobre o que poderá acontecer na partida, que os dois times se enfrentam nesta terça-feira, às 21h30, no Bento Freitas.
Se ganhar a partida, o Brasil pode voltar ao G-4 (desde que Londrina ou Avaí não vença seu jogo contra Bahia e Goiás, respectivamente). O Xavante está na quinta posição, com 44 pontos – um atrás desses dois concorrentes citados anteriormente. Já o Sampaio Corra ocupa a última posição, com 21 pontos – dez de distância para o primeiro time (Oeste) fora da zona de rebaixamento.
META – O Brasil estabeleceu a marca de 45 pontos como a necessidade para assegurar sua presença na Série B do Brasileiro. Essa pontuação será garantida logo mais em caso de empate com o Sampaio Correa. A partir de então, o Rubro-Negro poderá trabalhar com outro objetivo, faltando nove rodadas para o encerramento da competição. “Nosso objetivo é fazer a melhor campanha possível”, diz o técnico Rogério Zimmermann.
O Sampaio Correa tem apenas uma vitória como visitante (1 a 0 no Ceará). Conseguiu três empates fora de casa, mas dois deles significantes: contra Londrina e Vasco. Foi derrotado em nove oportunidades longe de São Luís do Maranhão.
Camilo, Ramón e Marlon devem voltar
Sem jogador suspenso e com a possibilidade de contar com Ramón e Marlon, que não jogaram diante do Ceará, a tendência é que o Brasil tenha a formação considerada titular na partida desta noite, diante do Sampaio Correa, no Bento Freitas. Leandro Camilo retorna também ao time, após ter cumprido suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
Marlon e Ramón não jogaram na partida da semana passada por questão médica. A condição de jogador lesionado no Bento Freitas segue um “protocolo” pelo qual não há a divulgação se o atleta está ou não liberado para ser escalado. Desta forma existe sempre a possibilidade de uma surpresa de última hora.
No lado maranhense, o técnico Flávio Araújo não poderá contar com os atacantes Edgar e Pimentinha, que estão machucados. Thiago Santos aparecia na lista de possíveis desfalques do Sampaio Correa, mas se recuperou a tempo de viajar para Pelotas. A dúvida é entre Marmentini e Rafael Estevam, que disputam a vaga no lado esquerdo do meio-campo.
BRASIL
Eduardo Martini; Weldinho, Cirilo, Leandro Camilo e Marlon; Leandro Leite, Washington, Diogo Oliveira e Felipe Garcia; Elias e Ramón. Técnico: Rogério Zimmermann.
SAMPAIO CORREA
Rodrigo Ramos; Wagner, Luiz Otávio e Heverton; Eder Sciola, Diego Lorenzi, Diogo Orlando, Gustavo Marmentini (Rafael Estevam) e Lucas Sotero; Hiltinho e Thiago Santos. Técnico: Flávio Araújo.
Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas
Data: 04/10/2016 (terça-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Paulo Schleich Vollkopf (MS)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Cícero Alessandro de Souza (MS)
Série B
29ª rodada
Terça-feira, 4/10
19h15
Tupi x Criciúma
Bragantino x Náutico
Londrina x Bahia
20h30
Ceará x Joinville
CRB x Atlético/GO
Vila Nova x Oeste
21h30
Avaí x Goiás
Brasil x Sampaio Correa
Luverdense x Paraná
Paysandu x Vasco da Gama
Série A
Segunda-feira, 3/10
Santa Cruz 2×3 Palmeiras
Série C
Segunda-feira, 3/10
Juventude 0x0 Fortaleza