Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Campos recupera imagem do Caxias

15 julho
09:27 2016

O Caxias assegurou domingo – mesmo sem jogar – o título da Divisão de Acesso e o consequente retorno à primeira divisão (quinze meses depois de ser rebaixado). É a conclusão de um projeto, que começou a ser colocado em prática em outubro do ano passado e que foi comandado pelo técnico Beto Campos. É o segundo acesso do treinador no futebol gaúcho.  Em 2011 subiu com o Avenida.

No quadrangular final, em cinco rodadas, o Caxias abriu quatro pontos de diferença para Pelotas e Brasil/FAR, os concorrentes mais próximos. O empate entre os dois adversário, domingo, nas Castanheiras, deixou o time grená inalcançável na tabela de classificação. Gilberto Cirilo Campos, o Beto Campos, 51 anos, fala da preparação, do acesso e da passagem pelo Pelotas em 2009.

Beto Campos conquista dois acessos na carreira e vira algoz do Pelotas Foto: Site do Caxias

Beto Campos conquista dois acessos na carreira e vira algoz do Pelotas
Foto: Site do Caxias

PREPARAÇÃO DO GRUPO

Beto Campos retornou ao Caxias em agosto do ano passado, quando o clube se encaminhava para o segundo rebaixamento na temporada. Tinha caído no Gauchão e descia da Série C para a D do Brasileiro. “Eu voltei ao Caxias, quando o rebaixamento no Brasileiro era quase certo, faltando seis jogos para o final do campeonato. Mas logo depois do Brasileiro começamos nossa preparação para a segunda divisão estadual. Começamos a formar o grupo em outubro, buscando cometer o mínimo de erros possíveis. Procuramos trazer jogadores adequados para esse tipo de competição, mesmos os que vieram de outros centros. Ficamos com apenas três jogadores do ano passado: o Pitol (goleiro), Lacerda (zagueiro) e Dener (volante). Contratamos outros 25 jogadores”.

CAMPANHA NO ACESSO

O Caxias foi o primeiro colocado de seu grupo nas duas fases classificatórias e ratificou essa condição no quadrangular final. “Na primeira fase já apresentamos uma equipe estruturada, que ficou na liderança e fez a melhor campanha. Mantivemos o equilíbrio na segunda fase. No quadrangular sempre tivemos confiança – mesmo com os empates diante do Brasil e do União em casa. Depois vencemos o Pelotas duas vezes. A forma em que vencemos o jogo da Boca do Lobo, para quem está acostumado no futebol, sabe que as coisas estão mesmo para acontecer (por duas vezes na partida, o Caxias esteve com um jogador a menos e ganhou com nove atletas em campo. O gol da vitória de 2 a 1 foi marcado aos 44 minutos do segundo tempo).”

A DEMISSÃO EM 2009

O primeiro acesso da carreira de Beto Campos poderia ter ocorrido em 2009, quando ele treinou o Pelotas. Foi demitido na segunda fase, sendo substituído por Beto Almeida, que colocou o Lobão na primeira divisão. “No momento, eu fique chateado, porque minha saída contrariou a cultura do futebol brasileiro, quando o treinador sai se não tiver resultado. E nós tínhamos resultado. O aproveitamento era de 83%, com apenas uma derrota. Tivemos 10 vitórias seguidas. Estávamos nos encaminhando bem para o acesso, mas a diretoria resolver mudar. Fiquei triste, chateado”.

 BOCA DO LOBO

Beto Campos costuma dar-se bem na Boca do Lobo – seja a favor ou contra o Pelotas. Depois de sua passagem pelo clube como técnico, ele ganhou do Pelotas, dirigindo o São Luiz, o Passo Fundo e o Caxias. Foi o time dele, o próprio Caxias, que rebaixou o Lobão em 2014; e agora decretou a permanência do Áureo-Cerúleo na Divisão de Acesso. “Tenho muito carinho pelo Pelotas. Joguei aí e foi artilheiro do time na temporada de 1992. Fui treinador, com bons resultados. Tenho sempre bons resultados quando vou jogar na Boca do Lobo.”

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções