Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

Canção da despedida para Dudu Borba

24 novembro
10:13 2021

Compositor Dudu Borba faleceu ontem

Por Carlos Cogoy

Ainda faltava uma música, para o repertório do disco Traje Espacial. Mas, neste ano, uma enfermidade impediu que o compositor e músico pelotense Aires “Dudu Borba” Roberto, concluísse o material. Apesar do esforço para superar o período difícil, Dudu Borba não resistiu e faleceu na terça pela manhã. Entre as inúmeras manifestações e homenagens nas redes sociais, a divulgação sobre o lançamento póstumo do disco. Conforme Heriberto “Betinho” Mereb e a equipe Outro Sul, o lançamento será no início de 2022. Uma forma de manter viva a criatividade do autor de “Marlon Brando do Fragata”, música que pode ser acessada no canal Outro Sul Ponto de Cultura no Youtube.

Disco de Dudu Borba terá lançamento póstumo

ORIGINALIDADE – Funcionário público, Dudu dedicava-se à música como expressão artística. E sua arte, quase desconhecida, somente passou a ser reconhecida e valorizada há poucos anos. Com apoio do ponto de cultura Outro Sul, Dudu foi o tema do documentário “Traje Espacial”, lançado em 2014. A partir do samba e MPB, mostrava-se original nas letras. Um estilo que pode ser considerado como música pelotense suburbana ou, como ele mesmo identificava: Música de Esquina. No repertório de Dudu Borba, músicas como: Por Aí; Conversa de Bêbado; Casaco Cinza e Preto; Pulo no Escuro; Preciso Desatar Esse Nó; A Casa do Meu Amor; Casa dos Espelhos; Em mim; Marambaia; Em redor.

MARLON BRANDO do Fragata tem versos como: Meu bem, pra te ganhar, será que eu vou ter que botar terno e gravata? /Ou uma roupa especial, tipo traje espacial? /Ou então botar uma máquina e passar por ti, de pau, e te acenar, como se fosse o tal?.

Dudu teve o primeiro contato com o violão foi aos sete anos. O pai levou o instrumento para casa. Mas, como dizia o compositor, nunca soube ao certo se seria para o uso dele ou paterno. O resultado é que Dudu passou a dedilhar, dedicando-se à musicalidade. Na trajetória, aulas com o violonista Carlinhos Ferreira, e inúmeras parcerias musicais.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções