Candidata à sensação entra em campo
A Bélgica é apontada como a principal candidata à sensação deste mundial. O entusiasmo com a equipe se justifica por números. Nas eliminatórias – mesmo num grupo que tinha Croácia, Escócia e Sérvia -, a equipe belga avançou de forma invicta. Marcou 18 gols e sofreu apenas quatro. Agora chegou o momento de ver se, na prática, a Bélgica vai confirmar a expectativa na Copa do Mundo. A estreia na competição ocorre nesta terça-feira diante da Argélia, às 13h, no Mineirão, em Belo Horizonte.
A geração de jogadores da Bélgica é considerada como uma das melhores da história do país. Os destaques: o goleiro Courtois, do Atlético de Madri, o zagueiro Kampany, do Manchester City; e o meio-campista Hazard, do Chelsea. O técnico Marc Willmots conhece muito bem o ambiente de Copa do Mundo. Como jogador, ele disputou os mundiais de 1990. 1994, 1998 e 2002.
A primeira tarefa da Bélgica não chega assustar. A Argélia é a seleção menos cotada do Grupo H, que tem ainda Rússia e Coreia do Sul. A meta dos argelinos é evitar a última colocação do grupo, o que seria um avanço em relação ao Mundial de 2010. O destaque do time é o meia Sofiane Feghouli, de 24 anos, que joga no Almería, da Espanha.
BÉLGICA
Courtois
Alderwireld
Kompany
Vermaelen
Vertonghen
Witsem
Dembele
Chadil
De Bryyne
Hazard
Lukaku
T. Marc Wilmots
ARGÉLIA
Zemmamouche
Mesbah
Boughera
Medjani
Ghoulan
Taider
Bentaleb
Yebda
Feghouli
Soudani
Slimani
T. Vahid Halilhodzic
Árbitro: Marco Rodríguez (MEX). Horário: 13h. Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte/MG.
Duelo pelo segundo lugar
O próximo país-sede da Copa do Mundo (2018), a Rússia estreia nesta terça-feira no Mundial do Brasil. Os comandados pelo italiano Fábio Capello enfrentam a Coreia do Sul, na Arena Pantanal, às 19h, em Cuiabá. A duas equipes concorrem, teoricamente, à segunda vaga do Grupo H. Isso se a Bélgica confirmar seu favoritismo.
A Rússia conta com a experiência da dupla de zaga, que é formada por Ignashevich (34 anos) e Berezutski (31); e dos atacantes Zhirkov (31) e Shirokov (32). A revelação é o centroavante Kokorin (23). A Coreia do Sul tem como seu principal astro no lado de fora do campo. É o técnico Hong Myun-bo, que era capitão do time no Mundial de 2002, quando os sul-coreanos chegaram à semifinal do Mundial do torneio, o qual sediaram em conjunto com Japão.
RÚSSIA
Akinfeev
Yeschenko
Ignashevich
Berezutski
Kombarov
Glushakov
Samedov
Zhirkov
Fayzulin
Shirokow
Kokorin
T. Fabio Campello
COREIA DO SUL
Jung Sung-ryung
Lee Hong
Hong Jeong-ho
Kim Young-gnow
Park Joo-hoo
Park Jung-woo
Ki Sung-Yeung
Lee Chung-youg
Koo ja-cheol
Seo Heung-min
Park Chu-Young
T. Hong Myng-bo
Árbitro: Nestor Pitana (Argentina). Horário: 19h. Local: Arena Pantanal, em Cuiabá/MT.