Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Canil Municipal tem 56 cães disponíveis para adoção responsável

Canil Municipal tem 56 cães disponíveis para adoção responsável
13 janeiro
08:40 2021

Os animais, de diversos portes, podem ser visitados diariamente na sede localizada na BR-392, km 71, ao lado da Hospedaria de Grandes Animais

Ao todo, 56 cães esperavam por um lar definitivo no Canil Municipal de Pelotas nesta terça-feira (12). Resgatados em diversos bairros da cidade, os animais bravios, vítimas de maus-tratos, ou até com suspeita de doenças, recebem tratamento médico, alimentação e um ambiente saudável para morar, enquanto aguardam para serem adotados.

Segundo a responsável técnica pelo Canil, Cristiane Berçot, toda a adoção acarreta uma responsabilidade. “Os animais não são objetos ou brinquedos que podem ser jogados fora. Eles precisam de tempo, atenção, carinho e muitos cuidados”, esclareceu a veterinária.

Esse cuidado pode ser observado no tratamento recebido pelo pitbull Magno. Ele está em reabilitação, após ter sido encontrado em condições precárias. Segundo
Cristiane, a pata traseira esquerda do cão precisou ser amputada devido ao estado que se encontrava. “Hoje, ele se encontra saudável e à espera de um lar”, lembrou ela.

Cães para todos os gostos

De diferentes idades, portes e temperamentos, os animais abrigados no local podem ser visitados de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30min e, aos sábados, domingos e feriados, das 9h30min às 16h. O Canil Municipal fica localizado na BR-392, km 71, ao lado da Hospedaria de Grandes Animais, perto do viaduto de acesso a Canguçu.

Em razão da pandemia de coronavírus, a direção do Canil solicita que os visitantes comuniquem todas as idas, previamente, por telefone, a fim de evitar aglomerações. O telefone para contato é o (53) 3271-0006.

Etapas para adoção de um “aumigo”

Os interessados em adotar um ou mais cachorros precisam passar por algumas etapas, até a hora de levar os bichinhos para casa. São elas:

·         entrevista com os responsáveis técnicos do Canil;

·         análise do ambiente onde o animal irá residir – que deve apresentar condições apropriadas para a saúde física e mental do animal, que não poderá ter acesso à rua sem que esteja acompanhado e munido de guia ou coleira;

·         assinatura do Termo de Adoção Responsável; e,

·         apresentação de documentos, como RG, CPF e comprovante de residência no ato da entrevista.

Gatil

Ainda neste ano, o Canil Municipal terá um espaço destinado aos gatos. O Gatil, como será carinhosamente nomeado, receberá, inicialmente, sete felinos por vez. Os animais abrigados no local terão acesso a tratamento para diversas doenças, como a esporotricose (micose subcutânea causada pelo fungo Sporothrix schenckii, muito comum em gatos). Além disso, os animais também serão castrados e ficarão disponíveis para adoção.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções