Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

CANTO DE CONEXÃO : Chorinho solidário e campanha contra o desperdício de alimentos

CANTO DE CONEXÃO :  Chorinho solidário e campanha  contra o desperdício de alimentos
03 junho
09:09 2022

Sábado às 10h, apresentação gratuita do Clube do Choro no Kilombo Urbano

Por Carlos Cogoy

Roda de chorinho na manhã de sábado. A partir das 10h, no Kilombo Urbano Canto de Conexão – rua Benjamin Constant 1.327 -, apresentação gratuita do Clube do Choro. Conforme o instrumentista Gustavo Mustafé, a performance será solidária, pois acontece em apoio ao projeto “Sem Fome e Sem Dor”, desenvolvido pelo coletivo do Canto de Conexão. Assim, durante a apresentação, serão arrecadados alimentos não-perecíveis, como arroz, feijão e macarrão, bem como peças de vestuário e cobertores.

ALIMENTOS – Mustafé acrescenta: “Nós, do Clube, pensando em descentralizar nossas atividades, indo para as periferias da cidade, escolhemos o Canto de Conexão como parceiro. E convidamos para a contribuição com alimentos, já que, aos domingos, o Kilombo Urbano oferece entre oitenta a cem refeições gratuitas. E também solicitamos roupas e agasalhos, para as pessoas em vulnerabilidade com a proximidade do inverno. Esperamos todes para somar nessa causa, e curtir um bom choro”.

Imagem da Griô Sirley Amaro foi criada por GES no Kilombo Urbano

DISCO XEPA é uma adaptação do movimento “Disco Soup”, que surgiu na Alemanha, há dez anos, e alerta para o desperdício de alimentos. No Brasil, a primeira edição ocorreu em 2016. A ideia é a coleta, triagem, higienização e preparo de insumos, que geralmente são descartados. No domingo, edição acontece no Canto de Conexão. Integrantes do coletivo mencionam: “Segundo órgãos responsáveis, somente no Brasil, são 39 toneladas de alimentos que viram lixo diariamente. Em contraste com quinze milhões de pessoas que vivem no limite da fome. Diante do cenário crítico mundial e local, a fome ressurge no ambiente periférico com força, e já mapeia lugares não só de alta vulnerabilidade, mas cenários situacionais até então inesperados. A pauta é urgente, pertinente e mais que necessária. Assim, ao meio-dia de 5 de junho, dia do Meio Ambiente, estaremos realizando essa ação, a Disco Xepa na Ocupa, para denunciar o desperdício abusivo. O objetivo é provocar discussão, e principalmente alimentar com consciência e responsabilidade”.

GRIÔ SIRLEY AMARO falecida em 2020, está em destaque na chegada ao Kilombo Urbano. O grafiteiro Guilherme GES, reproduziu a imagem da dona Sirley, que foi aprovada pelo filho Eduardo Amaro – estudante de cinema na UFPel. A homenagem é mais ação no Kilombo Urbano que, em maio, realizou intensa agenda artístico-cultural no Mês de Arte Negra.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções