Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

CAPÃO DO LEÃO : A arte de cortar cabelos, há 57 anos

14 maio
08:53 2021

 

Por AUGUSTO SANTOS

Um número incontável de cortes de cabelos, mas embalados numa certeza: quatro gerações – avôs, pais, filhos e netos – sentaram na sua cadeira em seus 57 anos de profissão. E continuam se enfeitando com o “barbeiro” mais antigo em atividade no território leonense: Nei Braga, ou Miséria, apelido carinhoso do filho do seu Diquinho (Florduardo Braga, já falecido), também “barbeiro” dos leonenses durante muitos anos.

Nei Braga se mantém na ativa com currículo de “enfeitamentos” a quatro gerações de leonenses

Antigas e novas gerações conhecem o Miséria, o cara nota mil na máquina ou tesoura. E ele também conhece muita gente, muitas histórias, e causos. “Minha cadeira é uma espécie de divã, onde as pessoas contam suas histórias, seus problemas, algumas até choram”, revela o “barbeiro”, do alto de sua simpatia impar.

Num tempo não muito distante, a clientela era composta por público masculino e feminino, de idades variadas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos. Atualmente, o fiel público masculino segue enfeitando apenas a cabeça, em cortes diversos. Barba, raramente. De qualquer forma, em Capão do Leão, todo “mundo” conhece ou sabe quem é o Miséria: gente da zona urbana, zona rural, além daqueles que não moram mais no município, mas sempre que visitam suas famílias voltam à Barbearia Aquárius para um “enfeitamento”  básico.

“É muita gente que já sentou e ainda senta em minha cadeira”, diz Miséria, lembrando que a profissão que lhe foi ensinada pelo avô e pelo pai segue adiante, na família. A filha, Cristiane, é cabeleireira.

A pandemia provocada pela Covid-19 segurou um pouco a atividade de cortar cabelos, em função da necessidade de manter distanciamentos. Com os cuidados protocolares necessários, a arte do “barbeiro” voltou à ativa e prossegue, ajustando relevantes números mensais de cortes de cabelos. Muitos, garante ele, algo em torno de 500 por mês.

Aos 71 anos, o “barbeiro”, cabeleireiro, psicólogo informal, homem que há 57 anos enfeita os cabelos dos leonenses nem pensa em parar com sua arte. “Enquanto minha saúde permitir eu sigo com o meu trabalho“, garante Nei Braga, ou Miséria. Como queiram.

A Barbearia Aquárius fica na avenida Narciso Silva, 983, na sede de Capão do Leão. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3275-1245.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções