Diário da Manhã

terça, 16 de abril de 2024

Notícias

CAPÃO DO LEÃO : Arte cuteleira tipo exportação

CAPÃO DO LEÃO : Arte cuteleira tipo exportação
01 junho
09:09 2022

Luciano Martins Ortiz é um leonense que se transformou em especialista e referência na arte de produzir facas e assemelhados: adagas, espadas etc. O começo foi tipo experimental, na busca por uma renda extra, isso no ano 2016.

Nessa época, Luciano era estudante de Engenharia na Furg, em Rio Grande, e nem pensava na carreira de cuteleiro. Então, por influência do pai Sadir e do “dindo” Arlindo buscou informações sobre o tema – requisitos técnicos, ferramentas, materiais etc – e deu início no que se transformou em arte qualificada da produção, sob uma visão artística e profissional.

DA PRODUÇÃO inicialmente artesanal, a arte de Luciano ganhou requintes e espaços destacados no cenário mercantil

O experimental começo ganhou dedicação e a busca pela especialização. No ano 2018, a Gabriela, namorada do Luciano agregou incentivo, apoio e auxilio organizacional ao profissional. A arte de Luciano ganhou espaço e status de empresa. Surgia a Cutelaria L.Ortiz, produzindo e distribuindo com qualidade e conquistando cada vez mais espaço e clientes. O artista aperfeiçoou sua arte no contato com outros cuteleiros e participações em cursos e qualificação do seu espaço e ferramentas de trabalho. E os produtos L.Ortiz ganharam destaque e convites à participações em feiras e eventos do segmento.

Recentemente, a arte cuteleira produzida por Luciano, em Capão do Leão, ganhou o reconhecimento fora das divisas municipais, regionais e fronteiras do Pais, quando sua empresa se fez presente na Mostra internacional de Cutelaria, em São Paulo, a maior feira do gênero na América Latina, com a participação de grandes nomes da cutelaria brasileira e internacional. No evento, Luciano foi premiado na categoria melhor cabo da feira.

“Apesar de ser uma das profissões mais antigas do mundo, a cutelaria é uma arte que está em fase de compreensão por muitos”, registra o artista leonense, salientando que nos dias atuais a cutelaria se apresenta pela arte de novos cuteleiros para servir como ferramenta, obra de arte ou objetos de coleção.

“Independentemente do seu destino final são peças produzidas para passar por gerações, trazendo em seu material aço carbono, mais comumente usado, ou aço damasco, uma mistura de dois aços diferentes, a partir dos quais é possíivel produzir infinitos padrões de lâminas, e o seu material de cabo pode vir apresentado com uma madeira nobre, tipo ébano, ironwood entre outras, do tipo materiais exóticos como chifre de cervo, marfim de mamute, molar de mamute, costela de baleia estabilizada e outros tantos que tiver disponibilidade”, prossegue, acrescentando não haver limite para desenvolver um projeto e produzir uma nova peça.

Aos 27 anos, dentre eles seis na nova carreira, Luciano se diz em constante aprendizado, reconhecendo a necessidade de cada vez mais aperfeiçoar sua arte.

Mais informações sobre a empresa e arte de Luciano podem ser obtidas pelo telefone/whats (53) 98164-8564, Instagram @cutelaria_l.ortiz, Facebook L.Ortiz Cutelaria e no YouTube Cutelaria L Ortiz.

COM a namorada Gabriela, destaque no maior evento do gênero na América Latina

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções