Diário da Manhã

quarta, 08 de janeiro de 2025

Notícias

CAPÃO DO LEÃO : Corsan duplica capacidade de água para o município

11 agosto
10:21 2014

Parceria entre Embrapa, Corsan e o município do Capão do Leão vai duplicar o abastecimento de água, direto do canal São Gonçalo, com a instalação da ETA. Estudo de uso de passivos ambientais no aproveitamento da Agricultura são apresentados como estratégias futuras de sustentabilidade ambiental e de compromisso de instituições públicas com a sociedade.

DOCUMENTO foi assinado na sexta-feira

DOCUMENTO foi assinado na sexta-feira

Cerca de 25 mil moradores do município do Capão do Leão(RS) vão ser beneficiados com o abastecimento de água de qualidade. A certeza está  na assinatura do termo de cessão de uso  de área entre a Estação Experimental Terras Baixas (ETB) da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas(RS) e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), firmado no final da manhã desta sexta-feira, 8, na sede da ETB. O termo prevê a instalação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), que estará oferecendo os seus serviços a partir de 2015. A comunidade leonense, com dificuldades históricas em escassez da  água, vai passar a acessar 120 l/s de água potável, o dobro da capacidade anterior. O abastecimento também beneficiará  os usuários de água da ETB e possivelmente do Campus Universitário da UFPel.

O documento foi assinado pelo chefe-geral, Clenio Pillon, e pelo diretor-presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, com o aval do prefeito de Capão do Leão, Cláudio Vitória. Participaram do ato, o secretário da Câmara Municipal de Vereadores do Capão do Leão, Valdeci Lima,  o superintendente regional  da Corsan, Ricardo Freitas, e o coordenador técnico da ETB, Sergio Renan Alves, além de outras lideranças e autoridades.

“Esta parceria entre instituições públicas em nível federal, estadual e municipal representa o compromisso destas entidades com a sociedade e com o desenvolvimento regional”, afirma Pillon. Segundo ele, o ato faz parte de uma importante pauta da agenda de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação da Empresa,  pelo fato de que a Embrapa busca soluções tecnológicas para o uso racional e eficiente da água, pois a adoção de boas práticas agrícolas permite que este recurso natural esteja disponível à população, com a qualidade merecida. “Como a Agricultura utiliza

em média 70% da água à produção de alimentos nosso compromisso é retornar ao ambiente água em quantidade e qualidade”, falou.

Víamos moradores de Capão do Leão pagarem frete de Pelotas para terem acesso à água de qualidade. Estou orgulhoso com esta parceria pelo benefício que irá trazer ao município do Capão do Leão. A água será captada do São Gonçalo, que é uma fonte inesgotável”, declarou o prefeito de Capão do Leão, Claudio Vitória.

Para o diretor-presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, embora a instalação de uma ETA  junto ao canal São Gonçalo seja uma necessidade de muitos anos da comunidade leonense, o significativo desta ação está na duplicação do abastecimento de água e das possibilidades de análise e tratamento. “O abastecimento de água tratada está assegurado por 40 anos”, anunciou. Ele divulgou, ainda, que a Corsan investirá em mais de 70 ETAS no Estado do Rio Grande do Sul. O investimento atual na ETA da ETB é cerca de 8 milhões de reais.

ÁREA UTILIZADA

A área que compreende a instalação da ETA está localizada na ETB da Embrapa, localizada no Capão do Leão. São quase 17 mil metros quadrados de área envolvida no complexo. A captação será feita do canal São Gonçalo. Haverá um sistema de tubulação de água tratada, e outro, de tubulação de água bruta. O trajeto percorrido pela água será via tubulação até a ETA, e após o tratamento,  será disponibilizada aos pontos de distribuição para acesso aos consumidores.

NOVAS PESQUISAS

Com a presença do diretor-presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, a Chefia Geral da Embrapa Clima Temperado entregou o plano de trabalho Estratégias para a Sustentabilidade Ambiental de Estações de Tratamento de Água e Esgoto no Rio Grande do Sul, Embrapa-Corsan, 2014-2018. O pesquisador Adilson Bamberg, defendeu o aproveitamento e uso de alguns passivos ambientais , como por exemplo o lodo das estações de tratamento de água e esgoto, tendo novas formas de uso na Agricultura. O plano de trabalho estabelece metas  para caracterização físico-química dos lodos; potencial agronômico e uso agrícola dos lodos; análise ambiental das áreas de entorno, de pontos de captação e de ETAs e ETEs; espécies para cortinamento vegetal de ETAs e ETEs; recuperação da vegetação ciliar de afluentes do entorno das bacias de captação; e  água e comunidade: educação ambiental e responsabilidade socioambiental.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções