Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

CAPÃO DO LEÃO : Entraves e bloqueios à pauta municipal

CAPÃO DO LEÃO : Entraves e bloqueios à pauta municipal
26 março
15:25 2021

Os desafios na pauta dos novos gestores de Capão do Leão desde 1 de janeiro deste ano só não superam a disposição para enfrentá-los e superá-los. A máquina pública municipal encontrada é o retrato do descaso para com a “coisa” pública. Problemas, problemas e mais problemas para serem solucionados antes de colocar na pauta, de fato, a nova proposta administrativa.

PREFEITO lamenta a situação de sucateamento e descaso em que encontrou o município

Com a negativa da transição – período de reconhecimento do terreno – pelos antigos gestores, a chegada dos vencedores do pleito eleitoral à máquina administrativa se deu às cegas, para um encontro com setores e sistema danificados, incapazes de atender à comunidade de maneira satisfatória.  Em tempos de redobradas e necessárias atenções à saúde da população, por exemplo, o município carecia de ambulâncias, enquanto numa oficina na zona norte de Pelotas alguns veículos da frota leonense agonizavam pelo descaso implantado. Nas oficinas da prefeitura mais retratos do sucateamento.

No melhor estilo arrumar a casa e a máquina para servir aos contribuintes, os novos gestores seguem apagando incêndios e afastando as pedras “estrategicamente” colocadas no caminho. O foco agora é a criação de um momento favorável à implantação de um governo a caminho de um novo tempo e história para Capão do Leão.

“Encontramos uma estrutura municipal comprometida, capaz de atrasar e dificultar às ações necessárias para o município andar de acordo com as aspirações e demandas da comunidade. Com isso, estamos enfrentando diversas dificuldades, mas estamos trabalhando para resolver e vamos resolver isso. O importante é que estamos trabalhando com seriedade, com transparência e com respeito para com as pessoas que confiaram em nós”, observa o prefeito Vilmar Schmitt(PP).

O respeito e transparência a que o prefeito se refere está no mesmo contexto da capacidade e honestidade dos seus liderados.

“Natural as dificuldades para resolver as demandas da comunidade em função dos ajustes necessários na emperrada máquina que encontramos, mas vamos sim passar por cima disso e mostrar a que viemos”, salienta o gestor.

O momento público só não é mais favorável aos novos gestores em função de alguns rancores que alimentam e embalam principalmente as redes sociais administradas por segmentos derrotados nas urnas, coisa natural. Em termos de relacionamentos institucionais, o governo caminha firme nas suas relações com a Câmara Municipal e Sindicato dos Servidores Municipais de Capão do Leão. Pelo menos agora há diálogo e disposição para tal. O bom relacionamento com órgãos e instituições governamentais de esferas superiores também é comemorado.

Por outro lado, Schmitt encara de maneira natural e tranquila algumas mudanças ocorridas no primeiro e segundo escalões do governo em pouco mais de 60 dias de gestão.

“Não estamos fazendo nada escondido ou lesivo às finanças da prefeitura. As alterações se fizeram necessárias e foram feitas, sem problema. Nós não estamos brincando de governar Capão do Leão, estamos governando com a seriedade e transparência que parece que estiveram ausentes da prefeitura nos últimos quatro anos”, concluiu o prefeito.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções