CAPÃO DO LEÃO : O adeus a Getúlio Victória
Ex-prefeito tinha 86 anos de idade. Faleceu sábado e foi sepultado domingo no Cemitério São Francisco de Paula
O corpo do ex-prefeito de Capão do Leão, Getúlio Victória, foi sepultado no domingo, no cemitério São Francisco de Paula, em Pelotas. Ele morreu no sábado, por volta das 18h30, vitima de infarto no hospital São Francisco de Paula, aos 86 anos. No velório, muitos parentes, amigos e correligionários se despediram do político que governou o município de Capão do Leão por duas vezes. O atual Prefeito, Claudio Victória, que é sobrinho de Getúlio, decretou três dias de luto no município, a partir do dia 26.
VIDA POLÍTICA
Sua trajetória política começou ao lado de Elberto Madruga, desde o antigo MDB, depois PMDB. Getúlio Victória participou nos movimentos sociais a favor da emancipação de Capão do Leão. O amor que possuía pelo município e a vontade de ver sua terra prosperar conduziu-lhe á chapa de Madruga como vice-prefeito, em 1993. Nos primeiros anos de administração, Getúlio teve uma participação importantíssima nas decisões e montagem da estrutura administrativa do município.
Passado quase dois anos, em 17 de julho de 1985, Elberto Madruga morre vitima de infarto. A partir daí, o município foi administrado por Getúlio Victória até 1988, que seguiu honrando compromissos políticos, e projetos definidos anteriormente importantes para o desenvolvimento de Capão do Leão. Em 1993, Getúlio Victória retorna á vida pública como candidato á majoritária pelo PMDB, e tendo como seu vice, Fernando Azevedo, do PSB.
Para atual administração, Getúlio Victória foi um homem público honesto, sério, comprometido com o desenvolvimento de Capão do Leão. “Sentiremos sua falta, mas o legado deixado por ele servirá de exemplo para os futuros administradores. Ainda podemos e devemos fazer política voltada para o bem comum com seriedade e honestidade, assim como foi á vida de meu tio”, disse Claudio Victória.