Diário da Manhã

terça, 07 de janeiro de 2025

Notícias

CAPÃO DO LEÃO : Sindicato Rural comemora 30 anos

20 agosto
09:28 2015

Em reunião realizada na segunda-feira, no salão de eventos da comunidade de Santa Tecla, em comemoração ao trigésimo aniversário do Sindicato Rural de Capão do Leão, perante centenas de sindicalistas rurais e autoridades municipais, o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL), Carlos Rivaci Sperotto falou sobre o momento do agronegócio. Segundo ele, a agricultura do Estado do RS é diferenciada dos demais Estados, isso porque, nossa pecuária possui uma diversidade de raças, além de termos os melhores preços de pecuária do Brasil. O Rio Grande do Sul, atualmente, esta com as dívidas equacionadas, salvo algumas situações que são naturais.

À esquerda (Carlos Sperotto); ao centro (Osmar Andrade) irmão de João Francisco Andrade, Homenageado in memoriam; a esquerda (Clóvis Victória).

À esquerda (Carlos Sperotto); ao centro (Osmar Andrade) irmão de João Francisco Andrade, Homenageado in memoriam; a esquerda (Clóvis Victória).

Segundo Sperotto a agricultura e a pecuária do Rio Grande do Sul, estão preparadas para enfrentar qualquer crise que venha pela frente. “A colheita de soja é excelente, basta manter a credibilidade, um bom estoque e seguirmos no mesmo ritmo que o processo de produção que está organizada, e que diante a demanda mundial não nos afetará”, afirmou. Em sua fala, o presidente da Farsul, agradeceu a colhida que teve em Capão do Leão e citou a importância do município para a região na luta para manutenção da exportação do boi vivo.

Outro palestrante foi o economista Antonio da Luz que falou sobre perspectivas do mercado das lavouras de arroz e soja. Segundo ele, o Estado está com estabilidade dentro da cadeia produtiva do arroz. Nos últimos 5 anos, o Estado produziu  em média de 7 a 9 milhões de toneladas de arroz beneficiado, e para este ano, há um pequeno aumento, de 2,4%. Para 2016, deveremos ter queda puxada pela tecnologia, redução do custo de produção, isto deverá ter uma redução de 6%. Nosso arroz atingiu o ponto de saciedade. Já em relação á soja Antonio da Luz disse que o mundo segue consumindo soja e que nossas exportações seguem crescendo. Nosso estoque está em torno de 18 mil toneladas, nossa grande dificuldade está na estrutura logística, que precisa melhorar urgentemente.

Para o presidente do Sindicato Rural, Clóvis Victória, comemorar 30 anos de fundação e poder contar com todo aparato de técnicos da Farsul, Senar/RS, Casa Rural, que são entidades parceiras, além dos sócios do Sindicato Rural, é um privilégio que orgulha e nos deixa feliz. “Nossos produtores sairão daqui, hoje, com uma visão de como anda o mercado das exportações, e as perspectivas de futuro” acrescenta Clóvis.

HISTÓRICO

O Sindicato Rural de Capão do Leão foi fundado em 27 de julho de 1985 no CTG Tropeiros do Sul. Um dos primeiros atos foi á formação de uma assembléia geral onde se criou uma Comissão provisória formada por João Francisco Andrade, Jonas Plínio do Nascimento, Nelson Peter, que após adquirirem a Carta Sindical junto ao Ministério do Trabalho, organizou a primeira eleição da diretoria do Sindicato, tendo como presidente João Francisco Rodrigues de Andrade, na vice-presidência Nelson Peter e na Tesouraria Clóvis Victória.

HOMENAGEADOS

José Alvaro Jacobsem, Mara Rodrigues Guerreiro, Cristina Neves, Sandra Maich, Antonio Marcos Fernandes, Márcia Oliveira Dias, Maira Lopes, Teresinha Rodrigues, Maria Olina, Andréia Rodrigues, Reinaldo Damasceno, João Carlos da Silva Lund, Waldemar Meireles, Laudelina Meireles, Veridiana Ossanes, Pe. Elpídio Pelegeiro, In Memoriam – João Francisco Andrade (representado pelo seu irmão, Osmar Andrade), Carlos Sperotto, Julio Cesar, Luciano Souza, Cátia Valadão.

Presidente da Farsul, Carlos Sperotto, recebendo placa de homenagem pelo Presidente do Sindicato Rural de CP Leão, Clóvis Victória, pelo excelente serviço prestado ao produtor rural;

Presidente da Farsul, Carlos Sperotto, recebendo placa de homenagem pelo Presidente do Sindicato Rural de CP Leão, Clóvis Victória, pelo excelente serviço prestado ao produtor rural;

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções