Diário da Manhã

sexta, 08 de novembro de 2024

Notícias

Cápsula do tempo é enterrada no Museu da Baronesa

Cápsula do tempo é enterrada no Museu da Baronesa
21 dezembro
08:23 2022

Para marcar o fim das comemorações dos 40 anos do Museu Municipal Parque da Baronesa (MMPB), a direção da instituição promoveu o enterro de uma cápsula do tempo com 200 cartas redigidas por estudantes e personalidades da cidade. A prefeita Paula Mascarenhas, que também escreveu uma redação, participou do ato na tarde de segunda-feira (19).

“Fazia muito tempo que eu não escrevia uma carta, que eu não sentava para escrever, com caneta e papel, e eu tive prazer em fazê-lo, até coloquei um pouquinho disso na carta, de redescobrir o prazer de escrever uma carta. Não sei quem serão os meus leitores daqui a dez anos e muita gente teve a oportunidade de escrever, mas acredito que estaremos em um tempo melhor, em um tempo que vai ser fruto do que estamos construindo hoje”, disse a prefeita.

A diretora do Museu da Baronesa, Fabiane Moraes, avalia o ato como um presente para as próximas gestões e acredita que o material depositado será fruto de uma exposição em 2032. “É uma missão que a gente está passando adiante. No aniversário de 50 anos, além de todas as programações comemorativas, também vão ler essas cartas, de momentos tão importantes de transformações que passamos este ano”, afirmou.

O Museu reformulado deve ser reaberto para visitação em 2023.

Evento marcou o fim das comemorações do 40ª aniversário da instituição

Parque será revitalizado

Durante o evento, a prefeita anunciou que a Secretaria de Cultura recebeu a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para o projeto de requalificação do Parque da Baronesa. Por intermédio do programa Avançar no Turismo do Governo do RS, a Prefeitura de Pelotas assegurou R$ 7,1 milhões para revitalizar a área, que receberá quadras poliesportivas, praças, anfiteatro ao ar livre, paisagismo, áreas de lazer contemplativo, novo mobiliário e iluminação em LED.

Também participaram do ato o vice-prefeito Idemar Barz, o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, a vereadora Marisa Schwatzer, o presidente da Associação dos Amigos do Museu da Baronesa Henrique Fetter, a assessora especial do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, o assessor de Projetos Especiais Luiz van der Laan, a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Anie Fernandes, e o gerente regional do Sesc, Luiz Fernando Parada.

Dezembro Verde conscientiza sobre os cuidados com os animais

Ainda no Parque da Baronesa, a prefeita Paula participou do evento em alusão à campanha Dezembro Verde, mês de conscientização contra o abandono de animais e guarda responsável.

Realizado em parceria pelo Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa) e a Secretária de Qualidade Ambiental (SQA), o evento contou com diversas atividades para reforçar a importância de denunciar os maus-tratos aos animais e também sobre a adoção responsável.

Paula reforçou a importância de conscientizar as pessoas para que ajudem os animais abandonados ou maltratados. “Depois que a gente adota um animal, não temos o direito de abandoná-lo. O abandono é crime, é um crime contra a sociedade, é um crime contra aquele animal, que não é um objeto do qual a gente se desfaz, no final de ano, para tirar férias com a família”, afirmou.

O evento contou com palestras, distribuição de material para alunos da rede pública e população em geral, blitz informativa, caminhada contra o abandono de animais, feira de animais abandonados, do Canil e da Hospedaria, para adoção.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções