Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

CARNAVAL 2014: Novas reuniões por categorias

CARNAVAL 2014: Novas reuniões por categorias
21 novembro
09:38 2013

Uma equipe da prefeitura, que está diretamente envolvida na realização do Carnaval de Rua de Pelotas 2014, esteve reunida com representantes das entidades carnavalescas, terça-feira, no Casarão 6 (casa amarela) da Praça Coronel Pedro Osório, para discutir possíveis soluções para as limitações do prolongamento da avenida Bento Gonçalves, local escolhido em conjunto pelos carnavalescos, prefeitura e comunidade para esta edição de transição da festa – enquanto é construída uma passarela do samba definitiva em terreno doado pela Administração municipal na zona norte.

 “Este Carnaval e a nova passarela definitiva serão construídos por todos nós, carnavalescos, prefeitura e comunidade. Nada será imposto, todas as decisões serão tomadas em conjunto. Se for bom, será mérito de todos, se não for, também será responsabilidade de todos nós”, destacou Paulo Morales - Foto: Alisson Assumpção/DM

“Este Carnaval e a nova passarela definitiva serão construídos por todos nós, carnavalescos, prefeitura e comunidade. Nada será imposto, todas as decisões serão tomadas em conjunto. Se for bom, será mérito de todos, se não for, também será responsabilidade de todos nós”, destacou Paulo Morales – Foto: Alisson Assumpção/DM

Assessor especial do Gabinete do Prefeito e responsável pelo programa estruturante Cidade Bem Cuidada, Paulo Morales recordou aos presentes que o grande diferencial deste Carnaval é como está sendo conduzido o processo, coletivamente. “Este Carnaval e a nova passarela definitiva serão construídos por todos nós, carnavalescos, prefeitura e comunidade. Nada será imposto, todas as decisões serão tomadas em conjunto. Se for bom, será mérito de todos, se não for, também será responsabilidade de todos nós”, destacou.

Morales apresentou, o projeto criado pela arquiteta Marta da Rosa e Silva, da Secretaria de Cultura (Secult), que estipula a distribuição espacial de camarotes, arquibancadas, setor de mesas, áreas de concentração e dispersão, bilheteria, praça de alimentação, entre outras, em conformidade com as características da via pública e respeitando as áreas verdes – sobretudo as árvores de grande e médio porte que existem no local.

O novo local comporta um público aproximado de seis mil pessoas, enquanto que na antiga Estação Férrea o máximo chegava a oito mil. A passarela do samba terá uma extensão de 325 metros (no terreno do Guanabara eram 330 metros) e largura de nove metros (a mesma do outro espaço). Os carros alegóricos devem apresentar, nesta edição, uma altura máxima de sete metros, a fim de não se chocarem com os cabos da rede elétrica que atravessam a via.

Por sugestão dos carnavalescos, a Superintendência de Manifestações Populares fará, a partir de agora, reuniões específicas por categorias carnavalescas, a fim de conhecer as necessidades de cada grupo e tentar antecipar os problemas e buscar soluções prévias.

Morales também comunicou os carnavalescos que, caso as entidades optem por cancelar esta edição o prefeito Eduardo Leite aceitaria, sem problemas, investir os recursos que seriam gastos na festa popular já na estrutura da passarela do samba definitiva, que será construída na avenida Ildefonso Simões Lopes, após o Parque Esportivo Lobão.  “A prefeitura não está sugerindo que se deva desistir de fazer o Carnaval 2014, apenas comunicando que, caso os carnavalescos decidam assim, o prefeito é parceiro”, frisou o assessor especial.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções