CARNAVAL : Cidade do Samba mais “longe” dos foliões
Para chegar ao local dos desfiles, alguns carnavalescos terão de fazer “baldeação” no transporte coletivo ou optar pela “pernada” do centro ao Porto.
E não serão apenas os integrante das entidades carnavalescas que irão desfilar no Carnaval de Pelotas este ano. Em princípio, os foliões-apreciadores da Folia de Momo, moradores nos bairros Fragata, Areal, Bom Jesus e Zona Norte, também terão de encarar um “desfilezinho” básico antes e após os desfiles na passarela do samba. A não ser quem se dispor a pagar mais uma passagem de ônibus, do centro até a Cidade do Samba, no Porto, além do retorno.
As empresas de transporte coletivo – Santa Rosa e São Jorge, que fazem linhas que cruzam pela Zona do Porto, colocarão mais ônibus antes e após os desfiles. Mas quem mora na Zona Norte, Areal e Fragata terão de pagar mais duas tarifas para ir do centro até a Cidade do Samba, e voltar. Ou podem optar pela “pernada”. O superintendente de transportes da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Mobilidade, Flávio Alam, garante que haverá aumento na frota das empresas Santa Rosa e São Jorge, mas sem alteração nos seus itinerários.
Para quem mora no Fragata, Zona Norte, Areal, Bom Jesus e proximidades, e pretende guardar as energias para gastar na passarela ou nas arquibancadas, ou seja, sem precisar optar pela “pernada” do centro à Cidade do Samba, haverá opções de transporte até o centro da cidade, e retorno, mas seguida de “baldeação” dos ônibus das Empresas Turf, Santa Maria e Conquistadora para os da Santa Rosa e São Jorge. Com uma tarifa a mais, é claro. As três empresas colocarão carros extras à disposição dos foliões.
A Conquistadora, por exemplo, colocará ônibus que chegarão ao centro pela rua Marechal Deodoro e retornarão pela General Osório, de hora em hora, entre meia-noite e 6h. A Santa Maria também estará nos seus itinerários de costume, no chamado horário “Corujão” durante as noites de desfiles. Os fragatenses também chegarão ao centro para fazer a “baldeação” ou a “pernada” até a Cidade do Samba. A Turf colocará carros extras no “Corujão”, a partir da meia-noite, em todos os seus itinerários, chegada e saída no terminal da rua Marechal Floriano.