Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

CARNAVAL EM PELOTAS : Programação atraiu milhares de foliões

CARNAVAL EM PELOTAS : Programação atraiu milhares de foliões
08 fevereiro
09:41 2016

Baile de Carnaval é sucesso de público

Milhares de pessoas participaram dos eventos da segunda noite do Carnaval de Pelotas 2016. A noite de clima agradável de sábado, com leves chuviscos, foi convidativa para centenas de pelotenses e visitantes que se concentraram no Mercado Central, a partir das 18h, para o Baile de Carnaval promovido pelo Mercado Samba Clube – uma das três festividades carnavalescas que contou com apoio da prefeitura de Pelotas apenas neste dia.

Programação atraiu milhares de foliões

Programação atraiu milhares de foliões. Foto:Rafa Marin/Ascom

Pessoas de todas as idades, famílias com pessoas com deficiência, idosos, crianças de colo, jovens, casais… A maioria com roupas descontraídas, coloridas, com acessórios, uma maquiagem mais elaborada, alguns até com fantasias… Ao som de marchinhas de Carnaval – Bandeira Branca, Jardineira, Máscara Negra e muitas outras -, o Mercado Samba Clube colocou todo mundo pra sambar.

Formado por músicos que integram pelo menos sete bandas que tocam da noite pelotense, o Mercado Samba Clube anima as noites de sábado no Mercado Central, a cada quinze dias, das 18h às 21h. “Nossa proposta é nos divertirmos e divertirmos a população fazendo música. Hoje, o repertório é diferenciado, é um especial de Carnaval”, explicou André Lang, que também faz parte do grupo Feijoada Completa.

Nesta noite “especial”, pelo menos 20 músicos participaram da banda ou deram a sua “palhinha”, entre eles Juliano Guerra, que foi chamado pelos colegas e cantou “Na cadência do samba”, de Ataulfo Alves, entre outras. Também o prefeito Eduardo Leite, que ficou até o fim do Baile, não resistiu ao pandeiro e até fez coro em algumas canções. Acompanhando Eduardo, a vice-prefeita Paula Mascarenhas tocou chocalho. Abordados incessantemente, Eduardo e Paula conversaram e dançaram com pessoas da comunidade e posaram para fotos.

PREFEITO e vice estiveram participando da festa, dançando e conversando com os foliões

PREFEITO e vice estiveram participando da festa, dançando e conversando com os foliões

“Ele é do povo”, disse dona Gilda Soares, de 56 anos, que estava encantada com a festa, olhando Eduardo sambar com populares, e sobre o formato alternativo do Carnaval deste ano, complementou: “É como nos antigos carnavais, muito mais participativo, todo mundo dançando… Muito melhor do que gastar e ter que ficar sentada, só assistindo. Estou adorando”.

Quando o Baile de Carnaval no Mercado Central acabou, eram mais de 21h e as pessoas saíram para o Largo Edmar Fetter para encontrar o “Cortejo: De volta ao passado”, promovido pelo Bloco Burlesco Bafo da Onça, que vinha pelas ruas desde o Simões Lopes e circulou a Praça Coronel Pedro Osório. Os eventos tiveram apoio da Guarda Municipal e da Brigada Militar.

“Voz do Violão” deu início ao Carnaval de Pelotas

Foi sob o som de marchinhas e sambas-enredo que Pelotas deu início ao seu Carnaval, no fim da tarde de sexta-feira. Fantasiados, crianças e adultos fizeram a festa durante a apresentação musical de José Chagas e Flávio Alves, que agitaram com a “Voz do Violão” no pátio interno do Mercado Central (foto).

Cerca de 200 pessoas prestigiaram a festa ao lado do prefeito Eduardo Leite e da vice, Paula Mascarenhas. Eduardo aproveitou a animação para dar uma palhinha no microfone enquanto o público dançava as músicas típicas da festa carnavalesca.

O Cortejo: De volta ao Passado partiu do Simões Lopes, percorreu várias ruas e deu a volta na Praça Coronel Pedro Osório, onde foi recepcionado por Eduardo e Paula

O Cortejo: De volta ao Passado partiu do Simões Lopes, percorreu várias ruas e deu a volta na Praça Coronel Pedro Osório, onde foi recepcionado por Eduardo e Paula

Carnaval de Rua do Bafo da Onça 

No início da noite de sábado, centenas de pessoas se concentraram no Simões Lopes e acompanharam o “Cortejo: De volta ao Passado”, promovido pelo Bloco Burlesco Bafo da Onça, que partiu da rua Sete de Abril e seguiu por via pública até o Centro Histórico. É o povo fazendo o Carnaval de Rua – sem perder recursos que vão ser aplicados na saúde de Pelotas.

Com o tema “Todos somos iguais – Patrimônio imaterial com o riso no carnaval”, os foliões e folionas de todas as idades participaram do cortejo, que priorizava idosos e pessoas com deficiência.

Ao chegarem no Largo do Mercado Central, por volta das 21h30min, eram aguardados por boa parte do público que saía do Baile de Carnaval promovido pelo Mercado Samba Clube, que terminou logo após as 21h – entre eles, o prefeito Eduardo Leite, a vice-prefeita Paula Mascarenhas e o secretário de Cultura, Giorgio Ronna.

A multidão, animada e carregando alegorias do Bafo da Onça, fez toda a volta na Praça Coronel Pedro Osório – sempre acompanhados por guarnições da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) e da Brigada Militar – para logo fazer o caminho de volta. A Guarda Municipal também participou das ações de segurança. A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) ficou encarregada da limpeza, no dia seguinte.

Desde o meio-dia, na zona da Várzea – avenida Juscelino K. de Oliveira, 1.090 -, um grupo de músicos colocava o bairro em ritmo de Carnaval com o Bloco Ronaldus. A festa seguiu até tarde da noite. Esse evento, assim como o Cortejo: De volta ao Passado e o Baile de Carnaval no Mercado Central receberam ajuda de custo para infraestrutura da prefeitura, após seleção por edital da Secult.

Programação da folia

O cortejo da banda Princesa do Sul (foto)  percorreu o Centro Histórico na noite de sexta-feira seguido por centenas de pessoas que, animadas, dançavam atrás do trio elétrico ao som dos ritmos carnavalescos. Das janelas, acenos intensos dos moradores que assistiam a festa. Ao exaltar os carnavais do passado, a banda colocou o público para dançar ao som de músicas como “Pingos de amor” e “Marcha da cueca”.

O prefeito Eduardo Leite e a vice Paula Mascarenhas acompanharam o trajeto do trio elétrico, que levou música e animação ao entorno da praça Coronel Pedro Osório. Simultâneo ao cortejo, ocorria o Baile da Integração, evento destinado especialmente a pessoas com deficiência, em frente ao Theatro Guarany.

Confira o que está por vir no Carnaval de Pelotas 2016:

Segunda (08/2)

Das 20h às 23h

Tributo aos Velhos Carnavais com os Grupos Vocais

Onde: Largo do Mercado
Apresentação dos vencedores do Concurso de Conjuntos Vocais, com o público utilizando a sua própria cadeira.

Terça (09/02)

Das 12h às 21h

Pagode do Bola de Pelotas

Onde: Quadra do Bafo da Onça. Palco aberto com diversas apresentações e convidados.

Das 13h às 20h

Bloco da Lata e Convidados fazendo Carnaval no Quadrado

Onde: Quadrado (Porto)

Shows diversos para homenagear o Carnaval Popular.

Das 15h às 22h

Futsaia no Carnaval dos Prazeres

Onde: Praça Aratiba, Balneário dos Prazeres

Campeonato de futebol entre homens, crianças e adolescentes caracterizados com vestuário feminino.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções