CARNAVAL : Projeto prevê a paz durante a festa popular
Na tarde do último sábado ocorreu na sede do Instituto Lar de Jesus o lançamento do Carnaval da Folia e da Paz, uma parceria da prefeitura de Pelotas e o Instituto, com o objetivo de levar a mensagem de uma cidade mais pacífica para a passarela do samba em 2018.
A prefeita Paula Mascarenhas falou sobre o Pacto Pelotas Pela Paz e da importância do engajamento da sociedade nesta transformação para mudar a cultura de violência.
“O pacto trata-se antes de tudo de preservar vidas, é um projeto sem partido, que não é do governo, é da comunidade e pra comunidade’”, afirmou Paula. A prefeita destacou os números promissores dos primeiros meses e agradeceu a todos que tem contribuído em busca de uma cidade com menos violência:
“Agradeço a parceria do Instituto, e a todos que compraram a ideia e vem somando forças, o Lar de Jesus é um símbolo de quem se doa, de quem acredita e gosta das pessoas, é um exemplo de projeto a longo prazo que tem mudado vidas e, é esse espírito que precisamos em toda a cidade”.
O secretário de Segurança Pública (SSP), Aldo Bruno Ferreira, apresentou os principais eixos repressivos e preventivos das ações para conter o avanço da violência, os dados da pesquisa de vitimização, os primeiros números que apontam à redução de marcadores de violência e justificou a necessidade de envolver toda a sociedade no processo. “Queremos mudar a ideia de que combater a violência é só prender bandido, a essência do Pacto é atuar na prevenção, ampliando as formas de como a sociedade e o governo tratam à violência”, afirma Ferreira.
O conjunto de estratégias colocado em prática nos últimos meses reúne esforços de órgãos de segurança, sociedade civil e Judiciária e contempla ações e programas nas áreas de Policiamento e Justiça, Prevenção Social, Fiscalização Administrativa, Urbanismo e Tecnologia.
CARNAVAL DA FOLIA E DA PAZ
A proposta foi elaborada em conjunto com as secretarias de Segurança Pública (SSP) e Planejamento e Gestão (Seplag) e tem o Instituto Lar de Jesus como um dois maiores colaboradores. O samba é uma estratégia do Instituto para inserir a juventude em situação de vulnerabilidade social em atividades produtivas durante as férias. Com a mobilização do Pacto pela proteção dos estudantes em todo o Município, abriu-se caminho para ampliar o potencial educativo da proposta.