Diário da Manhã

domingo, 19 de maio de 2024

Notícias

CARNAVAL : Talento pelotense na folia da região

25 janeiro
08:55 2016

Apesar dos tambores silenciados no Carnaval pelotense, a criatividade local segue gerando trabalho e renda na Zona Sul

Por Carlos Cogoy

É o terceiro ano que ele cria alegorias para o Carnaval de Piratini. Sem a festa popular em Pelotas neste ano, o talento local prossegue com acolhida profissional em município da Zona Sul. No sábado à tarde, no ateliê situado no balneário dos Prazeres, o escultor Elvandir “Vandico” Santos Caldeira, preparava-se para formalizar a entrega de criações ao presidente da Escola de Samba Gambada.

Pomba estilizada para o desfile da escola de samba em Piratini

Pomba estilizada para o desfile da escola de samba em Piratini

As peças em grandes dimensões, estarão em destaque no desfile comemorativo aos vinte anos da entidade carnavalesca de Piratini. Vandico – foi aluno de Caringi na então Escola de Belas Artes (EBA) -, confeccionou as encomendas com material reciclado. A base, destaca é o reaproveitamento de papel-jornal. No barracão de trabalho, dois leões, coroa, pomba e a imagem do mascote da escola de samba. O escultor lamenta a interrupção da folia de rua em Pelotas, mas salienta que seu trabalho prossegue sendo requisitado. Contatos com o artista pelotense: 9153.5973.

PARCERIA com Piratini remonta há mais de cinco anos. Em 2009, Vandico criou o busto de Barbosa Lessa, ícone da cultura gaúcha. Sergio Moacir Rodrigues Castro, vereador e presidente da “Escola de Samba Gambada”, à época era secretário de cultura. Ele destaca a qualidade do trabalho, e recorda que a inauguração contou com a presença de familiares de Barbosa Lessa, inclusive filhos que se deslocaram do exterior, e a “nata da cultura rio-grandense”. Desde então, estabeleceu-se parceria e o talento de Vandico tem sido valorizado. A exemplo, no sábado à tarde, enquanto ocorria a visita de Sergio Castro, o escultor recebeu ligação do prefeito de Piratini. Para Vandico, o vínculo começou de forma profissional e foi se transformando em amizade. Ele frisa a atenção e carinho que recebe ao visitar Piratini.

CRIAÇÕES – Nas peças criadas, além do papel-jornal, também papelão, tecido, fibra e PVC. Uma nova encomenda para Piratini, conforme Sergio Castro, será a imagem da Princesa Isabel, obra que será instalada na localidade de vila Isabel.

“Leões” e a coroa criados pelo artista pelotense Vandico

“Leões” e a coroa criados pelo artista pelotense Vandico

TRAJETÓRIA – Humilde, discreto, receptivo e fraternal, Vandico prefere não se vangloriar das vivências, viagens e contatos. Mas, seu talento foi reconhecido por Caringi, que o convidou para a EBA. Calouro, contemporâneo do pintor Luiz Carlos Melo da Costa, conta que levou pontapé ao transitar pela rua 15 de Novembro. O autor foi outro estudante que, surpreso, expressou que nunca havia visto um “negro como bicho em curso superior”. No Estado, carreira como instrutor de arte na antiga Febem. Radicado em Porto Alegre, atuou na criação de carros alegóricos para escolas da capital. Profissionalmente, contatos com Joãosinho Trinta.  Na área da saúde – atividade com Ivo Pitanguy. Músico, integrou grupos como Jazz Espanha, Os Bárbaros, Bossa Sete e União Democrata. Sua atividade na modelagem, além de Piratini, está em variados monumentos em Porto Alegre e Canguçu.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções