Cartão SUS pode ser feito nas UBSs
Documento é importante para facilitar o acesso aos serviços de saúde da rede pública, assim como para vacinação contra a Covid-19
Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, um dos documentos solicitados, preferencialmente, é o Cartão Nacional de Saúde (CNS), mais conhecido como Cartão SUS. Mas, nem todas as pessoas têm o documento. Por isso, a Prefeitura de Pelotas informa que é possível providenciá-lo em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do Município. A inscrição no sistema nacional de identificação dos usuários do SUS facilita o acesso aos serviços públicos de saúde, principalmente, em um momento como o atual – durante a pandemia.
A confecção ou atualização do Cartão SUS é feita nas UBSs desde outubro do ano passado, conforme explica a diretoria de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O documento permite que o cidadão seja atendido:
* nas UBS;
* Unidade de Pronto Atendimento (UPA);
* Pronto Socorro de Pelotas (PSP);
* Unidades Básicas de Atendimento Imediato (Ubais);
*Centro Covid; e,
* consultórios médicos, laboratórios, clínicas e hospitais conveniados ao SUS.
“O Cartão SUS sempre irá facilitar o acesso do paciente, além de reunir as informações de todos os atendimentos. O número do Cartão acompanha todos os registros do titular dentro do sistema do Ministério da Saúde. É como se fosse um documento de identidade. É fundamental que as pessoas tenham o seu Cartão SUS”, explica a secretária de Saúde, Roberta Paganini.
O que precisa para fazer o cartão
- Comprovante de residência atualizado no nome do titular ou declaração de residência no local
- Documento de identidade
- CPF
- Telefone de contato
- Endereço de e-mail, preferencialmente
A população pode se dirigir à UBS mais próxima do local onde mora, sempre no turno da tarde, respeitando o horário de funcionamento das Unidades