Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

‘Cartão SUS’ somente nas UBS

‘Cartão SUS’ somente nas UBS
03 novembro
09:08 2020

A chegada do novo coronavírus a Pelotas alterou diversas rotinas na Prefeitura, entre elas as de solicitação, confecção e atualização do Cartão Nacional de Saúde (CNS), conhecido como Cartão SUS. A carteirinha deve ser solicitada somente na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência do morador, no turno da tarde: das 13h às 17h ou das 13h30min às 17h30min. O Departamento de Acolhimento ao Usuário (DAU) da Secretaria de Saúde (SMS) não faz mais o CNS em decorrência da descentralização total da emissão.

O horário exato de funcionamento depende do expediente adotado pelas equipes das 50 UBSs da cidade, conforme informações do setor da Atenção Primária da SMS. Por isso, poderá haver a diferença de meia hora na abertura e no fechamento do chamado “postinho” perto de casa.

Em razão da pandemia, atualmente esse é um dos documentos mais importantes, uma vez que permite à população acessar as UBS, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Pronto Socorro (PSP), as Unidades Básicas de Atendimento Imediato (Ubais), o Centro Covid, consultórios médicos e laboratórios, além de clínicas e hospitais conveniados. O cartão ajuda a agilizar as marcações de consultas e exames, simplifica a busca por medicamentos e o acompanhamento pelos profissionais de saúde.

SERVIÇO PERTO DE CASA

“Quanto mais serviços pudermos oferecer nas proximidades da casa do usuário do Sistema Único de Saúde, o SUS, melhor para a comunidade. O objetivo é evitar que o paciente se desloque, sem necessidade, para mais longe de onde mora”, explica a secretária de Saúde do Município, Roberta Paganini.

A gestora da pasta municipal enfatiza que, pela manhã, as Unidades Básicas de Saúde concentram esforços na triagem de pacientes, com as finalidades de verificar possíveis suspeitas de síndrome gripal e impedir contágio entre as pessoas. Desde o aparecimento, na cidade, dos primeiros casos de contaminação pelo vírus causador da Covid-19, as equipes da Secretaria foram qualificadas ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e aos protocolos de combate à disseminação do coronavírus.

Diretora da Atenção Primária da SMS, Cristina Vetromilla ressalta que, a partir do início do ano, “o setor realiza capacitação dos servidores municipais das UBSs, justamente para facilitar e tornar mais rápida a obtenção do ‘Cartão SUS’, sobretudo às pessoas que residem em bairros mais distantes do Centro”.

DAU EM NOVO ENDEREÇO

Outra reorganização nos serviços prestados pela Prefeitura de Pelotas é a mudança de endereço do Departamento de Acolhimento ao Usuário (DAU): na primeira quinzena de novembro, o endereço será rua Tiradentes, 3.120, com entrada pela rua Santa Tecla. A iniciativa proporciona a otimização dos recursos próprios, ao mesmo tempo em que provê os transportes intra e intermunicipal de pacientes. Esta área da SMS também é responsável pela regulação do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

De acordo com a diretora de Atenção Especializada e Hospitalar da Secretaria, Fernanda Lessa, a transferência do setor, do prédio da antiga Viação Férrea, e a incorporação ao TFD – no mesmo local – têm a meta de tornar mais acessíveis os trâmites a quem precisa viajar para tratamento. “O paciente já pega o cupom e faz, ao lado, a marcação da viagem. Os serviços vão ficar lado a lado”, resume. A gestão do DAU, que atende das 8h às 14h, ficará a cargo da chefe de Departamento da Central de Regulação da SMS, ligada à diretoria pela qual Fernanda Lessa é responsável.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções