Diário da Manhã

segunda, 21 de outubro de 2024

Notícias

Cartório especial no combate aos crimes de intolerância racial

Cartório especial no combate aos crimes de intolerância racial
16 março
08:40 2022

Na tarde de ontem, os vereadores César Brisolara, o Césinha (PSB) e Paulo Coitinho (Cidadania), presidente e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara de Vereadores de Pelotas, se reuniram com Márcio Steffens, delegado regional da Policia Civil de Pelotas, na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (foto). O objetivo da reunião foi a implantação do Cartório Especializado de Combate aos Crimes de Intolerância na cidade.

Instalado junto à Delegacia da Mulher, na Rua Barros de Cassal, 516, Bairro Areal, o cartório vai funcionar a partir desta terça, com os casos sendo encaminhados pela DPPA. O local deve garantir direitos às vítimas de crimes praticados por preconceito, discriminação de raça, cor, etnia, religião, orientação sexual, identidade de gênero ou em razão de deficiência.

Para Césinha, embora o ideal seja a criação de uma delegacia especializada nos crimes de vulneráveis como racismo, homofobia e intolerância religiosa, o cartório é uma porta de entrada para o atendimento e ampliação da rede de prevenção e de combate a esses crimes praticados na cidade. “É um longo caminho, uma luta que a gente está travando. Pelotas é uma das cidades mais negras do Estado, proporcionalmente necessitaria de uma delegacia, pois teríamos todos os servidores com expertise nesta questão do crime de racismo ou injúria racial.”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções