Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Cartórios fornecem certidões de nascimentos nos hospitais em Pelotas

28 novembro
08:52 2017

Há pouco tempo, pais tinham que ir aos cartórios para registrar o nascimento dos filhos. Desde ontem, quando a mãe recebe alta da maternidade já sai com a certidão de nascimento do bebê.

Postos avançados dos cartórios estão instalados dentro dos hospitais Miguel Piltcher, São Francisco de Paula, Hospital Escola da UFPel e na Santa Casa, com plantões para atendimento.

Ontem, o escrevente autorizado Rodrigo Mendes, do Cartório de Registro Civil da 1ª Zona, prestou atendimento no posto (sala de Assistência Social) do Hospital Escola da UFPel. Diversos bebês foram registrados. É necessária a apresentação da declaração de nascido vivo e a identidade dos pais. A certidão de nascimento é gratuita e liberada na hora.

DOCUMENTO é gratuito e liberado na hora

DOCUMENTO é gratuito e liberado na hora

A enfermeira Sheila Strelow, da Secretaria de Saúde (SMS), coordena os projetos da Infância Protetora do eixo de Prevenção do Pacto Pelotas Pela Paz. Ela informa que levantamento apontou índice de 5% de crianças sem registro – o que resulta em aproximadamente 200 por ano, que ficaram sem certidão.  

“O Banco de Oportunidades – uma das ações do Pacto – identificou que muitos jovens de até 18 anos sequer têm certidão de nascimento. Para resolver o problema da falta de identidade, está implantado o projeto de erradicação do sub-registro civil de nascimento”, comentou a coordenadora Sheila.

A instalação de postos avançados dos cartórios dentro dos hospitais resultou de acordo com a participação do diretor do Foro de Pelotas, juiz Marcelo Cabral, em reunião recentemente realizada.

O projeto Infância Protetora, no que se refere a esta nova ação do Pacto, evita que crianças fiquem sem registro de nascimento. Ontem, Jocemara Pereira dos Santos, mãe de Lucas Guilherme, antes de receber alta da maternidade, registrou o menino nascido no final da tarde de quinta-feira.  

“Já sou mãe de duas meninas e, quando elas nasceram, a certidão foi feita no cartório. Essa novidade de registrar no próprio hospital facilita a vida das pessoas. O documento é muito importante para a vida da criança e também dos pais”, comentou Jocemara.

Marcos Renê Simões também aproveitou os serviços civis e registrou Ana Júlia, nascida sexta-feira (24). Ele é pai de sete filhos. Os seus primeiros foram registrados no cartório.

“O sistema torna mais fácil a vida da gente. Antes, não era assim; tínhamos que esperar para tirar a certidão. Agora, já saímos da maternidade com o documento em mãos”, salientou Marcos Renê.

 

CRONOGRAMA DE ATENDIMENTOS NAS MATERNIDADES

Hospital Miguel Piltcher – Cartório de Registro Civil 2° Zona

Terça-feira – das 15h às 16h e Sexta-feira – das 15h às 16h,

Hospital Universitário São Francisco de Paula – Cartório de Registro Civil 1° Zona

Segunda-feira – das 9h às 11h, Quarta-feira – das 13h às 15h e Sexta-feira – das 13h às 15h.

Hospital Escola UFPel/ Filial Ebserh – Cartório de Registro Civil 1° Zona

Segunda-feira – das 9h às 10h30min, Quarta-feira – das 15h às 16h e Sexta-feira – das 15h às 16h.

Santa Casa de Misericórdia de Pelotas – Cartório de Registro Civil 1° Zona

Segunda-feira – das 10h30min às 11h30min, Quarta-feira – das 16h às 17h e Sexta-feira – das 16h às 17h.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções