CASA DO ESTUDANTE : Apresentada alternativa para auxílio residente
Em reunião realizada na Casa do Estudante na manhã de ontem, o reitor Mauro Del Pino e a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, apresentaram alternativa à solicitação dos moradores da Casa de continuidade do auxílio residente, pago provisoriamente durante três meses no segundo semestre de 2014.
A Reitoria está impossibilitada de criar um novo programa de assistência, no caso o auxílio residente, por determinação do Ministério Público Federal. O novo benefício não poderá ser criado em função de que toda a demanda por moradia estudantil não foi atendida. Esta orientação está expressa no Termo de Ajustamento de Conduta acordado entre UFPel e MPF. A alternativa apresentada foi a nova oferta de bolsas acadêmicas, cujo edital será lançado nos próximos dias.
O Programa de Bolsas Acadêmicas ofertará, em 2015, 789 novas bolsas para projetos de ensino, pesquisa e extensão, para estudantes de todos os semestres, inclusive ingressantes e formandos. Quarenta por cento das bolsas serão destinadas a alunos em situação de vulnerabilidade social, e é nesta parcela em que os moradores da Casa poderão concorrer. As bolsas terão um valor de R$ 400,00. O processo seletivo será feito pelos professores e os recursos para as bolsas virão do orçamento próprio da UFPel e não do Pnaes (Programa Nacional de Assistência Estudantil).
“Entendemos que este Programa cumpre com o objetivo de investir recursos na inclusão e permanência de estudantes na UFPel, bem como alia esta preocupação com a formação acadêmica de qualidade, uma vez que possibilita a participação de estudantes em projetos acadêmicos de relevância social”, afirma o reitor.
A Administração Superior também deverá encaminhar material de limpeza e higiene diretamente para uso nos quartos dos estudantes. Documento com a resposta oficial da Reitoria aos estudantes foi entrega aos moradores durante o encontro.