Casas populares na Vila Farroupilha serão entregues em 2023
Vinte residências, que estão em construção na localidade, marcam o início de diversas construções de imóveis populares no município garantidas com recursos públicos
A prefeita Paula Mascarenhas vistoriou o andamento das obras de casas populares na Vila Farroupilha, na última sexta-feira (25). No local estão em construção 20 residências de 42m² cada, todas em alvenaria, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. A previsão é de que sejam entregues aos moradores em 2023.
O recurso para construção das casas foi aprovado pelo governo federal em 2007. O valor precisou ser resgatado pela prefeitura, que atuou para evitar a perda do repasse.
“É bom ver que ações como essa são responsáveis pela geração de trabalho e renda a outras tantas. Esse investimento de R$ 1,8 milhão viabilizará a construção das primeiras unidades financiadas com recurso público, mas não vai parar nelas. Um projeto em parceria com governo do Estado deve ampliar o número de imóveis populares no local”, afirmou à prefeita.
O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Ubirajara Leal, destacou que a cada casa entregue, a cada terreno regularizado, as famílias se sentem mais seguras e estimuladas a investir em melhorias, o que reflete diretamente na autoestima de cada pessoa envolvida e ajuda a movimentar a economia local e, consequentemente, a reduzir a violência nas regiões atendidas da cidade.
As obras de outras 250 unidades, com recursos do programa Avançar do governo do Estado e contrapartidas do município, devem começar até o segundo semestre deste ano, no Getúlio Vargas, na Vila Farroupilha e na Estrada do Engenho; além de mais 200 banheiros nos loteamentos Oito de Março; 23 de Maio, Vasco Pires, Getúlio Vargas, Vila Farroupilha e Santa Cecília, através do programa estadual “Nenhuma casa sem banheiro”.
A chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum, e os vereadores Paulo Coitinho (Cidadania) e César Brisolara – Cesinha (PSB) acompanharam a visita.