CASCATA : Kaingangs iniciam mudança para acampamento definitivo
A manhã da última terça-feira foi marcada pelo início da mudança dos índios Kaingangs para o terreno doado pela prefeitura na Cascata, 5º distrito de Pelotas.
Onze pessoas da tribo já estão alojadas no local, onde começam a construção das barracas que os abrigarão, temporariamente, até que os kits para a edificação da estrutura final sejam entregues pela Funai.
O cacique Pedro é quem lidera a comitiva e ajuda a definir a localização das barracas e a partilha de doações feitas pela comunidade e pelo Município, para que a moradia provisória seja o mais firme e confortável possível. “A prefeitura de Pelotas nos deu todo o suporte para hoje estarmos aqui. Só temos que agradecer”, comemorou.
A previsão é que a montagem do acampamento das 17 famílias indígenas – 53 pessoas, entre crianças, adultos e idosos – termine até o final da semana e na próxima segunda-feira o restante da comunidade, que ficou meses às margens da BR-392, perto da rodoviária, possa se mudar de vez para o interior do Município.
CUIDADOS
A prefeitura também providenciou para que a tribo Kaingang tenha acesso à saúde e educação. Sete índios devem frequentar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e todas as crianças têm vagas garantidas na Emef Garibaldi, na Colônia Maciel (8º distrito). Eles receberam vacinas e terão atendimento na UBS Colônia Maciel.