Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

CASO TREICHEL : Defesa de ex-marido negará autoria

12 julho
10:02 2016

Em 23 de abril de 2003, no centro de Pelotas, a empresária Gleci Mielke Treichel, de 46 anos, foi sequestrada por dois homens, levada ao interior do Capão do Leão, cidade vizinha, onde foi executada com um tiro na nuca. Seu corpo foi encontrado poucas horas depois.

Foram julgados três acusados: Milton Quevedo Funari – que contratou os executores – recebeu a pena de 19 anos de reclusão, mas teve a mesma diminuída para 12 anos e 8 meses, em um acordo com a Justiça; e os irmãos Ilson e Leonardo Castro de Oliveira, autores do crime, que foram condenados a 16 anos de prisão, cada um.

Os três recorreram de suas sentenças e atualmente estão em liberdade, aguardando decisão de recurso pelo Tribunal de Justiça do Estado.

ADVOGADO Antônio Ernani defende negativa de autoria

ADVOGADO Antônio Ernani defende negativa de autoria

O ex-marido da vítima, Walnir Treichel, teve sua prisão preventiva decretada,  poucos meses após o início das investigações policiais, acusado de ser o mandante do crime. Treichel Ficou detido por aproximadamente dois anos e há mais de uma década sua defesa protagoniza um embate na Justiça, municiada por recursos dos mais diversos.

Parecer de maio, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a continuidade do processo, que teve a sessão do Tribunal do Júri marcada para o dia 21 de junho. A defesa de Treichel, exercida pelo advogado Antônio Ernani Pinto da Silva, ingressou com recursos solicitando o adiamento da data, negados pelo juiz Paulo Ivan Medeiros.

JULGAMENTO- Na data marcada, o advogado de defesa não compareceu ao julgamento e alegou problemas de saúde. O juiz marcou nova sessão para hoje , às 9h30min e salientou que o julgamento acontecerá,  mesmo que o réu tenha que ser representado pelo  defensor público, já nomeado por ele, o advogado Varlem dos Santos Obelar.

MINISTÉRIO PÚBLICO O promotor José Olavo Passos, responsável pela acusação, diz ser inaceitável que o réu permaneça em liberdade, 13 anos após o crime.

DEFESA -O advogado Antônio Ernani Pinto – que em outra oportunidade já havia afirmado que a única incriminação contra o seu cliente seria a delação do co-réu Milton Funari , disse que fará a defesa de Treichel hoje. A tese da defesa é negativa de autoria, mas  forma como irá apresentar esta tese, reservou-se ao direito de expô-la nos debates do júri.

Por Marcelo Nascente

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções