CASO TREICHEL : Trio acusado da morte da esposa de empresário vai ser julgado hoje
Três dos quatro acusados do sequestro e assassinato da empresária Gleci Mielke Treichel, de 46 anos, ocorrido em abril de 2003, serão submetidos a julgamento hoje, a partir das 9h30min, no Salão do Tribunal do Júri.
Por causa da repercussão que o caso teve na época, a segurança do Foro será reforçada com efetivo policial e várias viaturas da Brigada Militar. A previsão é de que a sessão dure mais de 16 horas.
Serão submetidos a júri popular, os réus Mílton Quevedo Funari, de 51 anos; Leonardo Castro de Oliveira, de 41 anos e seu irmão Ilson Castro de Oliveira, de 42 anos. Os denunciados aguardavam o julgamento em liberdade desde 2005. O empresário e ex-marido da vítima, Walnir Treichel, acusado de ser o mandante da execução não será julgado hoje porque ingressou em 2005 com um processo pedindo a anulação da pronúncia do caso. A ação ainda não foi apreciada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A acusação será do promotor José Olavo Passos, mesmo que na época ofereceu a denúncia contra os acusados. O júri será presidido pelo juiz Paulo Ivan Medeiros.
CASO – Na tarde do dia 23 de abril de 2003, Gleci Treichel saiu de casa para levar seu pai para uma consulta médica no centro da cidade e acabou sequestrada e executada com um tiro na nuca, por dois homens. Depois de ser feito refém com a filha ele foi libertado nas imediações da ponte do canal São Gonçalo, na saída de Pelotas para Rio Grande. Em estado de choque a vítima não conseguia explicar aos policiais o que tinha acontecido. Horas depois o corpo da empresária foi encontrado na localidade de Passo dos Carros, interior de Capão do Leão. Segundo os investigadores, que atuaram no caso, não houve pedido de resgate e o carro da vítima, único bem que havia sido roubado, foi abandonado pouco depois.
O marido da empresária foi apontado como sendo o mandante do crime. Os dois irmãos são acusados de sequestrar e executar Gleci. Milton teria planejado a execução e contratado os matadores por R$ 120 mil.