Castelo Simões Lopes vai começar a ser restaurado
O projeto, que contempla a parte externa do prédio, foi entregue à prefeita Paula Mascarenhas
Representantes do Instituto Eckart entregaram à prefeita Paula Mascarenhas o projeto parcial de restauro do Castelo Simões Lopes. A primeira fase, orçada em R$ 1,2 milhão, contemplará a parte externa do prédio – muro, garagem e banheiro.
Após a avaliação da Prefeitura, o projeto será encaminhado para que possa receber recursos da Lei de Incentivo. Do total, R$ 200 mil já estão assegurados pela Arrozeira Pelotas. O restante está sendo buscado pela equipe. A expectativa é de que a obra comece em dois meses e fique pronta no início de 2018, para que o jardim possa ser aberto ao público, oferecer atividades e para que o prédio seja visto por quem passa. Paralelo às obras da primeira fase será elaborado o projeto do castelo em si.
As responsáveis pelo estudo, Simone Neutzling, Clarice Ficagna e Cristina Steimetz dizem que a comunidade tem mandando muitas fotos para o Instituto, que contribuirão com o projeto. A prefeita Paula Mascarenhas colocará as profissionais em contato com a família de Simões Lopes para que acessem fotos antigas e contem um pouco da sua história, visando que as reconstruções de partes que já não existem possam ser feitas com a maior fidelidade possível ao original.
O local possui seis mil metros quadrados, sendo 80% de área verde. A ideia é transformar o espaço num centro de eventos como locação para formaturas, aniversários e salas para atividades culturais e educacionais. O plano de uso será definido durante a execução das obras e passará pela aprovação da Prefeitura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (Iphae). A parceria tem duração estipulada em 15 anos, renovável por mais 15.
Interessados em contribuir podem contatar o Instituto pelo telefone 51.3470-6218.