Diário da Manhã

terça, 15 de junho de 2021

Notícias

CASTRAMÓVEL : Vereadora aponta descasos

25 maio
09:25 2021

Após vários anos de muitas reivindicações pela vereadora Cristina Oliveira(PDT) em outubro do ano passado a prefeitura de Pelotas adquiriu um castramóvel. Porém, oito meses após, segundo a parlamentar, o sonho de ver os animais serem castrados em locais remotos ainda permanece “estacionado”, ou seja, o veículo segue parado no estacionamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Ao conhecer o castramóvel, na quinta-feira (20), a vereadora anunciou que fez uma denúncia ao Ministério Público(MP) sobre o serviço ainda não ter sido colocado em funcionamento, o que caracteriza prejuízos à população. “O edital possui valores irrisórios para a equipe veterinária que venha a ganhar a licitação, valores estes que sequer cobririam os gastos para com os materiais. Desse modo, as equipes veterinárias não participam da licitação, pois não é vantajoso financeiramente”, explica.

Cristina também innformou ao MP que o município de Pelotas não possui mais convênios de castração com nenhuma empresa ou ONG.

Cristina também innformou ao MP que o município de Pelotas não possui mais convênios de castração com nenhuma empresa ou ONG. “Sequer os animais no Canil Municipal estão sendo castrados, e a situação dos animais nas ruas está caótica. Recebemos diversas denúncias diariamente de cães de rua com filhotes, ou cadelas no cio sendo perseguidas por outros cães, assim, o trabalho que vinha sendo feito há um tempo não pode prosseguir”, enfatiza.

CREMATÓRIO ANIMAL: A vereadora também denunciou formalmente ao MP o fato de o crematório municipal anexo ao Canil Municipal de Pelotas não estar em funcionamento. Com o serviço inativado, atualmente os cães de rua recolhidos sem vida são jogados no lixo e os cavalos mortos são enterrados em um terreno da prefeitura. De acordo com a vereadora, essas ações configuram crime ambiental, já que os corpos de animais em decomposição podem contaminar o solo, lençóis freáticos e adjacências.

Comentários ()

Seções