Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

CATADORES DE RESÍDUOS : Doação de equipamentos para cooperativas da cidade

CATADORES DE RESÍDUOS :  Doação de equipamentos para cooperativas da cidade
27 março
08:50 2018

A Cooperativa de Resíduos Catadores da Vila Castilhos (Coopcvc) e a União dos Catadores de Resíduos Sólidos (Unicoop) receberam, de forma simbólica, sexta-feira, equipamentos que facilitam o manuseio de materiais na esteira de triagem. A entrega foi feita por representantes da Associação de Logística Reversa de Embalagens (Aslore), parceira do Sanep, que doou os equipamentos após realização de consultoria técnica. O ato foi na sede da Unicoop e reuniu o prefeito em exercício, Idemar Barz e o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia. O equipamento, que acelera o processo de separação dos materiais, é chamado de “moegas com talisca” e é acoplado à esteira. Ele evita o esforço repetitivo dos cooperados, aumentando a produtividade. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Senai.

Garcia entregou uma placa de agradecimento ao representante da Aslore, Carlos Adolfo Oderich, e afirmou que, a partir da nova licitação da coleta de resíduos, que está em processo de documentação, a coleta seletiva no Município terá sua cobertura ampliada de 60% para 80%.

“É uma área que conta com total atenção do Sanep, através do Departamento de Resíduos Sólidos, coordenado pelo Edson Plá. Estes equipamentos são de extrema importância e serão ainda mais úteis a partir da ampliação da coleta seletiva, já que um maior número de resíduos será encaminhados às cooperativas”, salienta o diretor-presidente da autarquia, que presenteou Oderich com uma bolsa feita com materiais recicláveis pelas cooperativas. O representante da Aslore destacou que a empresa se orgulha destas parcerias, que oferecem novas oportunidades aos cooperados e ajudam a preservar o meio ambiente.

“Não só a Aslore, mas também o grupo de empresários parceiros desta iniciativa, quer seguir contribuindo com as cooperativas”, afirmou. A presidente da Unicoop, Kelly Fagundes, agradeceu pelo equipamento e afirmou que a iniciativa vai trazer importantes melhorias aos cooperados, além de agilizar o trabalho de todos, o que gera mais renda.

DOAÇÃO foi feita na sede da Unicoop

DOAÇÃO foi feita na sede da Unicoop

Participaram da entrega, representando a Aslore, o analista de Comércio Exterior da Arrozeira Pelotas, Lucas Silva; e o diretor da empresa SLC Alimentos, Fernando Carvalho. Também marcaram presença o chefe do departamento de Resíduos Sólidos do Sanep, Edson Plá Monterosso; o presidente da Coopcvc, Jair Moreira; a presidente da Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais Fraget-Cootafra, Fabiana Silveira; o diretor técnico da Bioquim, Fábio de Castro; e a representante da Cooperciclaço, Mariana Gonçalves.

Cooperativas de resíduos

O Sanep possui convênio com seis cooperativas do Município, que são responsáveis por receber os resíduos recicláveis e cuidar de sua triagem e comercialização. Os convênios garantem a cobertura de despesas administrativas (aluguel, luz, água, impostos e taxas), operacionais (EPIs, EPCs, óleo hidráulico, combustíveis, cintas para enfardamento e bags) e com pessoal (Previdência Social). Mensalmente, as cooperativas fazem a prestação de contas, com a apresentação dos documentos legais que comprovem as despesas realizadas, para que o Sanep possa realizar o repasse subsidiado dos recursos, no valor de R$ 15 mil.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções