Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

CATARATA : Cirurgias têm resultado positivo

18 dezembro
08:56 2015

Contrato da prefeitura com o hospital de Pinheiro Machado deu certo. Primeiros pacientes já foram operados.

A primeira turma de pacientes para cirurgia de catarata no hospital de Pinheiro Machado, cujo contrato foi assinado pela prefeitura de Pelotas em outubro, já foi operada. Dos 25 casos avaliados, 18 receberam a intervenção com absoluto sucesso. Os demais não se enquadraram, devido a outros problemas, como hipertensão sanguínea ou nos olhos, ou, ainda, diagnóstico diferente ao da patologia.

Há menos de dois meses, o prefeito Eduardo Leite assinou contrato com o hospital daquele município, por ser uma referência em cirurgias de catarata, realizadas sob responsabilidade do médico oftalmologista Humberto Schevemann. A descentralização dos procedimentos desafoga a demanda local, resultando em maior número de atendimentos.

GRUPOS são de 25 pacientes por viagem

GRUPOS são de 25 pacientes por viagem

A gerente da Central de Regulação da Secretaria de Saúde, Suelen Arduin, informou que os 18 pacientes operados já passaram pela primeira revisão pós-operatória. Os resultados foram surpreendentes. Novo grupo aguarda a consulta de avaliação que, se não for realizada ainda neste ano, devido ao recesso das festas, será no início de 2016.

“Os grupos serão sempre de 25 pacientes, que vão e voltam de ônibus a Pinheiro Machado, com acompanhantes, sem nenhum custo. Após a avaliação preliminar, já ficam marcadas as cirurgias para aqueles que se enquadram nos requisitos da patologia”, comentou Suelen Arduin, acrescentando que a primeira turma está prestes a viajar de novo, para a segunda revisão.

A prefeitura de Pelotas, além do contrato com o hospital de Pinheiro Machado, mantém a parceria com a Beneficência Portuguesa para cirurgias de catarata gratuitas pelo Sistema Único de Saúde.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções