CATARATA : Pacientes operados fazem revisão
Dezessete pacientes de Pelotas que foram beneficiados por cirurgia de catarata pelo Sistema Único de Saúde (SUS), realizada no hospital de Pinheiro Machado, viajam nesta sexta-feira, novamente sem nenhum custo, para a terceira revisão pós-cirúrgica e, também, avaliação das condições e necessidades de intervenção no outro olho.
O atendimento é viabilizado por meio de contrato assinado pela prefeitura de Pelotas com aquele município em outubro de 2015.
A gerente da Central de Regulação da Secretaria de Saúde, Suelen Arduin, informa que novo grupo, com mais 25 pacientes, vai a Pinheiro Machado dia 29. “Nosso objetivo é levar a nova turma com os exames laboratoriais e o eletrocardiograma já prontos, a fim de acelerar a consulta, o diagnóstico e o processo todo”, comentou.
As cirurgias de catarata realizadas em Pinheiro Machado são mensais, em grupos de 25 pacientes. Em Pelotas, as intervenções continuam. São feitas 65 operações por mês, na Beneficência Portuguesa..
O caminho a ser percorrido pelo paciente até a cirurgia obedece a etapas. Primeiro, é necessária a consulta numa Unidade Básica de Saúde (UBS), se constatada a necessidade de avaliação oftalmológica, o clínico geral solicita o especialista. A Central faz a triagem dos laudos de déficit visual, com cuidado de encaminhar prioritariamente aqueles que têm mais de 55 anos. As cirurgias de catarata são divididas entre Pelotas e Pinheiro Machado.