Diário da Manhã

segunda, 13 de maio de 2024

Notícias

Catarina é empossado 1º vice da Mesa Diretora da Assembleia

03 fevereiro
09:42 2014

O deputado Catarina Paladini (PSB) foi empossado ontem o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A eleição e posse da Mesa Diretora 2014-2015, presidida pelo deputado Gilmar Sossella (PDT), ocorreu em sessão solene realizada no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha.

Catarina Paladini é o mais jovem deputado

Catarina Paladini é o mais jovem deputado

Conforme acordo firmado pluripartidário, as quatro maiores bancadas da Casa (PT, PMDB, PP e PDT) ocupam a presidência, uma a cada ano. A chapa é composta por 11 parlamentares – sete titulares (presidente, 1º e 2º vice-presidentes, 1º, 2º, 3º e 4º secretários) e quatro suplentes de secretário. Entre as competências da Mesa Diretora estão dirigir os trabalhos legislativos, administrar a Assembleia, iniciar o processo legislativo em casos como fixação da remuneração de seus membros, do governador e vice governador do Estado e dos secretários de Estado, alterar o Regimento Interno do Parlamento, organizar serviços administrativos, criação, transformação e extinção de cargos e funções dos serviços da Assembleia e fixação da respectiva remuneração observada a lei de diretrizes orçamentárias.

VICE-PRESIDÊNCIA

Conforme o Regimento Interno da Assembleia, cabe aos vice-presidentes, pela ordem, substituir o presidente nas ausências eventuais e impedimentos. De acordo com o parágrafo único, o presidente poderá delegar aos vice-presidentes competência que lhe seja própria. Além disso, compete ao 1º vice-presidente promulgar leis na hipótese do § 7º do art. 66, parte final, da Constituição do Estado.

O MAIS JOVEM DEPUTADO

José Antonio Júnior Frozza Paladini, conhecido popularmente como Catarina, é natural de São Miguel do Oeste (SC) e reside desde os 11 anos de idade em Pelotas, onde começou sua militância na política a partir dos movimentos sociais. O mais jovem deputado da Casa tem 31 anos, é casado com Melissa Cezar e pai da Maria Antônia, de nove meses.

Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pelotas, Catarina participou do movimento estudantil, coordenou o Projeto Cidadão, que chegou a atender 390 crianças no bairro Fragata, e atuou na direção da Associação de moradores da Guabiroba, além de participar do projeto “Amigo da Escola”, nos colégios Lima e Silva e Sylvia Mello.

Na política, em 2004, foi a grande surpresa da eleição, aos 22 anos – garantindo a primeira suplência, com 2.543 votos. Em 2008 foi o segundo candidato a vereador mais votado de Pelotas, com 6.722 votos, mas não se elegeu em decorrência de sua legenda. Na eleição seguinte, no entanto, alcançou a marca de 32.035 votos, sendo mais de 28 mil em Pelotas, elegendo-se assim deputado estadual pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Neste mandato, Catarina propôs 14 projetos de lei e uma emenda constitucional, tornando-se um dos deputados mais atuantes da Assembleia. Foi o responsável pela criação da Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas para a Juventude e de uma comissão especial para acompanhar os rumos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), além de organizar inúmeras audiências públicas sobre diversos temas em todo o Estado e, recentemente, criar a Frente Parlamentar das Comunidades Terapêuticas.

GILMAR Sossella é novo presidente

GILMAR Sossella é novo presidente

MESA DIRETORA 2014/2015 

A composição da chapa única para a Mesa Diretora que estará à frente da Assembleia Legislativa no quarto e último ano da 53ª Legislatura foi definida ontem.

Integram a chapa única da nova Mesa Diretora (RDI 1 2014) os seguintes parlamentares:

TITULARES

  • Presidente: Gilmar Sossella (PDT)
  • 1º Vice-presidente: Catarina Paladini (PSB)
  • 2º Vice-presidente: Álvaro Boessio (PMDB) 
  • 1º Secretário (a): Marisa Formolo (PT)
  • 2º Secretário: João Fischer (PP)
  • 3º Secretário: José Sperotto (PTB)
  • 4º Secretário (a): Elisabete Felice (PSDB)

Suplentes

  •  1º Suplente de Secretário: Basegio (PDT)
  •  2º Suplente de Secretário: Raul Carrion (PCdoB)
  •  3º Suplente de Secretário:  Paulo Borges (DEM)
  •  4º Suplente de Secretário: Carlos Gomes (PRB)

Acordo pluripartidário
O Regimento Interno da Casa estabelece que a Mesa Diretora seja eleita para um período de dois anos, mas um acordo pluripartidário vem garantindo, ao longo da Legislatura, o revezamento da presidência entre as quatro maiores bancadas. Assim, a atual Mesa renunciou, e em seguida se procedeeu à eleição e posse dos novos integrantes.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções