Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

CAVALOS : Blitz de combate a maus-tratos conscientiza trabalhadores

CAVALOS  : Blitz de combate a maus-tratos conscientiza trabalhadores
02 agosto
08:37 2019

A tarde de quarta-feira foi dedicada à realização de mais uma blitz de fiscalização de carroças e combate aos maus-tratos a cavalos. A equipe da Prefeitura percorreu a área central de Pelotas e, ao final, somou abordagens a dez veículos.

Organizada pelo Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa), a ação é voltada, principalmente, à saúde dos equinos. Nesta edição, dez cavalos foram examinados pelos servidores que integram o comboio, sem que se notasse sinais de que fossem maltratados.

O outro objetivo da blitz é regularizar a situação das carroças, com documentação e placa. Sete foram emplacadas durante a blitz e, atualmente, cerca de 850 estão registradas na Secretaria de Transporte e Trânsito (STT).

Dez veículos e cavalos foram abordados para verificação das condições de saúde do animal e situação das carroças

Dez veículos e cavalos foram abordados para verificação das condições de saúde do animal e situação das carroças

BONS EXEMPLOS

O trabalho realizado nos últimos meses já reflete bons resultados. Os irmãos Milton e Nilton Martins Moreira trabalham há 30 anos com carroças, fazendo entregas para uma madeireira, e são exemplo de cuidado para com os animais.

Os dois cavalos de 7 anos são mantidos à sombra, com água à vontade e comida enquanto não estão trabalhando. Nilton estava com os documentos em dia e a carroça emplacada, decorrência da conversa com os servidores municipais em uma blitz anterior; já Milton precisou refazer o processo, sem custos, nesta quarta, depois de perder sua placa.

“É uma identificação e fico mais seguro se der algum acidente”, defendeu Nilton. Para ele, os animais são companheiros de trabalho e o bem-estar deles é essencial para a execução do serviço, por isso faz questão de garantir que estejam sempre alimentados, descansados e saudáveis.

“Não dá pra judiar do nosso ganha pão, deixar eles sem ferraduras. Sempre cuido o peso também. Não podemos complicar”, disse Nilton.

COMO FUNCIONA A ABORDAGEM?

A Guarda Municipal faz a abordagem inicial e revista as pessoas que ocupam as carroças, para se certificar de que não estão armadas e não representam perigo, a fim de que a ação possa ser realizada com tranquilidade. Após, os agentes de Trânsito verificam a situação legal do veículo: cada carroça deve ser emplacada. Aquelas com documentação em dia recebem a placa no ato, e os donos das demais são orientados a comparecer à STT – na rua Conde de Porto Alegre, 326A – para providenciar os papéis.

Na sequência, servidores do setor de Fiscalização da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e do Comupa examinam os cavalos, para verificar suas condições físicas e certificar-se de que não são vítimas de maus-tratos. Caso isso ocorra, a Apreensão de Animais da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) é acionada para que eles sejam recolhidos e encaminhados ao tratamento.

RECOLHIMENTO

A equipe de Apreensão de Animais realiza o recolhimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, apenas dos cavalos soltos em via pública. Os que estão amarrados – se não colocarem em risco a circulação – são deixados. Há ainda os casos específicos de violência e falta de cuidados, que chegam através de denúncias encaminhadas pela SQA.

Esses animais são encaminhados à Hospedaria de Municipal de Grandes Animais. Denúncias de cavalos soltos na rua ou que estejam recebendo maus-tratos podem ser feitas à Ssui pelo telefone (53) 3271-9244; à Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), pelo 3227-1642, ou então à 3ª Companhia Ambiental da Brigada Militar (antiga Patram), pelo telefone 3309-5380.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções