Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

Cavalos soltos geram multas para proprietários

Cavalos soltos geram multas para proprietários
11 julho
09:04 2022

Para recuperar o animal recolhido das ruas pela Prefeitura, dono precisa pagar uma URM mais taxa de diárias

É crescente o número de recolhimentos de equinos soltos nas ruas da cidade. A Prefeitura chama a atenção dos proprietários que, para terem o animal de volta, é preciso pagar uma Unidade de Referência Municipal (URM), cuja cobrança é progressiva no caso de reincidência, além da taxa de 0,1 Unidade por diária. Cavalos e éguas são retirados das vias públicas pela Hospedaria de Grandes Animais, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

“O descuido de proprietários, de não prenderem de forma segura seus animais, gera prejuízos. A Prefeitura faz o recolhimento dos que estão soltos nas ruas, porque promovem riscos ao trânsito e aos pedestres, podendo provocar graves acidentes. No entanto, é importante salientar que todos esses transtornos podem ser evitados com mais atenção de parte dos donos dos animais”, salienta o vice-prefeito e secretário interino Idemar Barz.

Para informar sobre animais soltos em vias públicas, a população pode entrar em contato com a Hospedaria pelo telefone e WhatsApp (53) 99159-7253. O setor mantém atendimento permanente. A preferência é que os contatos sejam feitos por meio de ligações. O Whats é mais indicado para envio de fotos da localização dos cavalos e éguas.

ANIMAIS RECOLHIDOS

Somente na primeira semana deste mês, dos dias 1º a 7, a Hospedaria recolheu 18 animais, sendo 17 soltos em vias públicas e um caído, já encaminhado para tratamento no Hospital de Clínicas Veterinárias da UFPel conveniado com o Município.

De acordo com a veterinária responsável técnica pela Hospedaria, Karina Goularte D’ávila, dos 18 animais recolhidos neste mês, além do que foi encaminhado ao Hospital, seis já foram resgatados pelos proprietários.

Nesta sexta-feira (8), a Hospedaria contava com 24 animais alojados. São nove para doação e 15 dentro do prazo para recuperação pelos proprietários.

DISPONÍVEIS PARA DOAÇÃO

O secretário Idemar Barz informa que nove animais – sete machos e duas fêmeas – estão na Hospedaria disponíveis para doação. “A condição para obter um cavalo doado é ser produtor rural. O interessado precisa apresentar o Modelo 15, para comprovar seu vínculo com o campo, e documentos pessoais. Depois da doação, a propriedade recebe visitas periódicas para vistorias técnicas que se certificam do bem-estar do animal, do tratamento que recebe, incluindo cuidados sanitários e alimentação.”

Todos os cavalos e éguas recolhidos pela equipe da Hospedaria recebem chip para futura identificação, seja para casos de reincidência de andarem soltos nas ruas, seja para a vistoria nas propriedades depois de doados.

Para doação, os animais passam por exames sanitários de anemia e mormo, exigidos pela Inspetoria Veterinária. A coleta do sangue é feita pela equipe da Hospedaria e o adotante assume a entrega do material ao laboratório. Após o resultado, sendo negativo, o cavalo ou égua estará liberado para ser levado à propriedade.

Visitação

A Hospedaria de Grandes Animais está localizada na BR-392, Km 71, junto ao Canil Municipal, e permanece aberta à visitação de segunda a sexta-feira das 13 às 17h.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções