CBF proíbe Primeira Liga
Clubes decidem manter rodada marcada para o meio desta semana
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) voltou atrás e está proibindo a realização da Primeira Liga, cuja rodada inicial está marcada para o meio desta semana. Mesmo com a posição contrária da entidade, os clubes garantem que vão manter a decisão de realizar o torneio.
O recuo foi uma surpresa, porque, até a semana passada, a CBF falava em acordo com a liga. A causa é a forte pressão do presidente da Ferj (Federação do Estado do Rio de Janeiro), Rubens Lopes, cobrando uma posição da confederação para o que chama de “competição pirata”.
Os clubes estariam liberados pela CBF e federações estaduais para jogar a Primeira Liga em três datas. Agora pelo novo comunicado, o torneio só poderia ter a disputa dos jogos marcados para esta quarta e quinta-feira em caráter amistoso. A decisão de impedir a realização do torneio foi tomada numa reunião da tarde desta segunda, com a participação do secretário-geral da CBF, Walter Feldman, e o mandatário da Ferj e líder da oposição à liga, Rubens Lopes.
Os organizadores da liga se apressaram depois da nota da CBF em confirmar a primeira rodada da competição e reafirmaram a intenção de cumprir o campeonato inteiro nesta temporada. “Com referência a Resolução de Diretoria publicada no dia de hoje pela CBF, informamos que ela em nada afeta a preparação e organização da Primeira Liga para os jogos desta quarta e quinta-feira”, disse o comunicado. A entidade anunciou, inclusive, a arbitragem para a primeira rodada.