CEEE Grupo Equatorial alcança mais de 200 mil inscritos na Tarifa Social de Energia Elétrica
A CEEE Grupo Equatorial alcançou mais de 200 mil clientes inscritos na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), nos 72 municípios atendidos pela companhia no Rio Grande do Sul. Desde junho de 2021, quando a Equatorial Energia assumiu a concessão gaúcha e iniciou o trabalho de cadastramento de novas famílias, este número (exatamente 205.201 consumidores) representa um crescimento de 92% na base de clientes com este benefício, ou cerca de 98 mil novos inscritos.
“Esta marca é importante para a CEEE Grupo Equatorial, uma vez que conseguimos elevar de 6% para 11% o percentual da quantidade de consumidores com TSEE em relação ao total de clientes atendidos pela empresa (1,8 milhão). A ideia, claro, é que esta participação seja ainda maior em 2023”, afirma o Superintendente Comercial da companhia de energia, Sérgio Oliveira.
Alerta para mais inscrições
A TSEE é um programa que concede descontos de até 65% no valor da conta de energia e beneficia inscritos no Cadastro Único do Governo Federal identificados como baixa renda (renda mensal por pessoa de até ½ salário mínimo), quilombolas, indígenas, pessoas que recebam o Benefício da Prestação Continuada (BPC) ou com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, com membro acometido de doença ou patologia que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos em domicílio.
Mesmo com o aumento de clientes com TSEE, a CEEE Grupo Equatorial alerta: há pessoas com possibilidades de receber o desconto, mas nunca se cadastraram junto à companhia de energia e estão perdendo a oportunidade de pagar uma conta mais barata. Além disso, existem aquelas que já estão inscritas, mas podem perder o direito por não se enquadrarem na renda necessária ou simplesmente por falta de atualização cadastral.
“Temos o potencial de ainda inscrever mais 208 mil famílias na Tarifa Social de Energia Elétrica, por isso, pedimos para que as pessoas aptas atualizem seus cadastros a cada dois anos, junto aos Centros de Referência à Assistência Social (CRAS) das Prefeituras Municipais”, ressalta Oliveira.
Visitas aos clientes em potencial
A CEEE Grupo Equatorial também faz sua parte e segue realizando busca ativa de potenciais consumidores. Agentes da empresa parceira CGB Energia, que fazem a leitura do consumo de energia, estão realizando visitas aos clientes que atendam aos critérios para concessão do benefício. Os colaboradores da empresa, neste caso, estão sempre devidamente uniformizados, com crachá de identificação e portando um aplicativo para registro de imagens dos documentos dos consumidores.
Os clientes que já possuem o NIS (Número de Identificação Social) não precisam esperar essa visita e devem procurar as agências ou estabelecimentos credenciados de atendimento da CEEE Grupo Equatorial para inclusão da Tarifa Social, levando a conta de energia, o número do NIS e documentos pessoais (RG e CPF).
A inclusão de famílias com essas características na TSEE dá oportunidade de destinar recursos do orçamento pessoal para pagamento da conta de energia em outras necessidades, como alimentos e saúde. Somente em 2022, mais de R$ 46 milhões em descontos foram concedidos, movimentando a economia dos 72 municípios gaúchos da área de concessão da CEEE Grupo Equatorial.
Como se cadastrar na TSEE
Para se cadastrar, o cliente deverá atender às seguintes condições:
- – ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo nacional;
- – ser idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais ou pessoas com deficiência, que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- – ser inscrito no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha membro portador de doença ou deficiência;
- – Indígenas e Quilombolas.
Descontos
A Tarifa Social de Energia Elétrica traz descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas. Veja os descontos por consumo:
- – para quem consome até 30 quilowatts/hora, a redução é de 65%;
- – de 31 a 100 kWh/mês, o valor fica 40% menor;
- – de 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%;
- – acima dos 220 kWh/mês o custo da energia é o mesmo dos consumidores que não recebem o benefício.
- As famílias indígenas e quilombolas têm descontos maiores.
- – As famílias inscritas no CadÚnico têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês;
- – de 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês;
- – de 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh.
- – para os que consomem acima dos 220 kWh/mês o custo é similar à dos consumidores sem o benefício.