Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

CEGONHAS : Grupo organiza enxovais para recém-nascidos

CEGONHAS  : Grupo organiza enxovais  para recém-nascidos
17 março
09:09 2021

A partir de doações, trezentas mães já receberam apoio do Grupo Cegonhas

Por Carlos Cogoy

Uma situação delicada vivida por gestante, em plena pandemia no ano passado, motivou um grupo de mulheres a transformar, as ações solidárias realizadas desde 2019, num projeto organizado para ajudar mães e recém-nascidos. Atualmente com duas dezenas de integrantes, entre vinte e noventa anos, o Grupo Cegonhas menciona que, à época, uma família de gestante, perdeu todo o enxoval do bebê. As roupas estavam no carro da família, que foi furtado em frente ao hospital. O grupo reunindo familiares e amigas, sensibilizou-se com a necessidade da gestante, e foi realizada campanha para organizar enxoval. Desde então, mediante doações de amigos e comunidade, o “Cegonhas” já conseguiu atender em torno de trezentas gestantes carentes. As integrantes divulgam: “Resolvemos formar um grupo para auxiliar recém-nascidos em situação de pobreza. Dói pensar que alguns bebês chegam ao mundo sem uma roupinha para vestir”. Em sete meses, o grupo conta com doze pontos de coleta de doações. Também conta com parceria de três lojas, que oferecem promoções e descontos, ao cliente que fizer doação ao projeto. No Facebook acesse Grupo Cegonhas. No Instagram: @grupo.cegonhas. WhatsApp e celular : 9 8137.5150; 9 9983.7705.

KIT reúne fraldas, lenços umedecidos, sabonetes, body, calça, meias, roupinhas e sapatinhos de lã ou soft, e manta. “Nós recolhemos nos pontos de coleta, e temos o intuito de montar os kits toda semana, para que tenhamos sempre à disposição de quem nos procura. Cada kit possui itens básicos para as crianças, e muitas vezes enviamos doações para seus familiares também”, dizem as integrantes do Cegonhas. Além de doação, também é possível colaborar costurando ou tricotando peças. O grupo explica: “Como recebemos lãs, contamos com a colaboração das tricoteiras, que são fundamentais no nosso trabalho. Passamos a elas, que doam sua mão-de-obra. As tricoteiras confeccionam roupinhas de lã, que complementam e fazem um grande diferencial nos nossos kits”. As integrantes do Cegonhas observam que frequentemente recebem mensagens, áudios e ligações, agradecendo pelo apoio.

DOAÇÕES – Além de itens para o “kit” ao recém-nascido, o grupo também aceita doações de peças para crianças até catorze anos. Material de higiene e até alimentos, também podem ser doados, pois serão destinados às famílias dos bebês. O Cegonhas distribui os kits para quem procura através das redes sociais, ou via WhatsApp, bem como a várias instituições: Casa da Gestante; CRAS, através de assistentes sociais; UBS Py Crespo e Barro Duro; Corrente Beija Flor; Grupo Em busca de um Sorriso; grupo Mãos Dadas; grupo Semente de Luz; Orfanato Dona Conceição; SPAN; Rotary Clube de Pelotas; Banco Madre Tereza de Calcutá.

PONTOS DE COLETA: Franz Interiores; Krause Areal; SG Studio de Pilates; Café 35; Restaurante XV; Farmácia Associadas da Tablada; A Casinha Gabriela Leiria; Espaço Queven; Veterinária Tablada; Veterinária São Miguel; Consultório Dra. Tanira Barros; Eva Semijoias. Lojas que oferecem descontos e vantagens: Tinoca Moda Baby; Fluffy Baby Store; Melancia Baby & Kids Store

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções