CEJUSC DE PELOTAS E BRIGADA MILITAR : Parceira para pacificação social
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas (CEJUSC) e o 4.º Batalhão de Polícia Militar de Pelotas participaram de reunião, sexta-feira, no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), para refletir sobre as possibilidades de desenvolvimento de ações conjuntas com o objetivo de prevenir e tratar a violência ocorrida na comunidade com a utilização de autocomposição, especialmente técnicas de conciliação, mediação e justiça restaurativa.
A reunião foi conduzida pelo Coordenador do Programa de Justiça Restaurativa do TJRS, Juiz Leoberto Brancher, e contou com a participação do Juiz Coordenador do CEJUSC de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral e do Comandante do 4.º Batalhão de Polícia Militar de Pelotas, Tenente Coronel André Luis Pithan, bem como dos Professores Canadenses com experiência na área, Jean Jacques Beauchamp e Mary Hicks.
Ao final da reunião foi decidida a criação de grupo de trabalho para o estudo das ações que podem ser desenvolvida em conjunto pelas instituições em nível estadual.
De acordo com Malizia, há tratativas avançadas em Pelotas para que a Brigada Militar promova o tratamento de conflitos, com a utilização de conciliação e mediação nos postos de polícia comunitária, prevenindo e tratando a violência presente no comunidade.
Para Pithan, a parceria é muito bem vinda, pois empodera ainda mais o policial militar a promover o entendimento entre as pessoas logo no atendimento da ocorrência ou em momento bem próximo a esta, contribuindo para a promoção da paz.
Contato – O atendimento do CEJUSC é realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7.º andar, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, telefone (53) 32794900, ramal 1737, e-mail [email protected]<mailto:[email protected]