Diário da Manhã

sábado, 16 de novembro de 2024

Notícias

CEJUSC integra ação social da UCPel

24 junho
09:33 2014

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de Pelotas participou de Ação Social promovida pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), informando as comunidades dos bairros Getúlio Vargas e Pestano sobre acesso à justiça, cidadania, conciliação, mediação e justiça restaurativa, bem como recebendo pedidos de encontros conciliatórios, no dia 14 de junho, na Escola Núcleo Habitacional Getúlio Vargas, em Pelotas, RS.

A ação da Universidade teve por objetivo informar a comunidade sobre acesso à justiça, direitos e deveres em matéria de vizinhança, do consumidor, da família, criminal, previdenciária, trabalhista, acesso à justiça, dentre outros, o que se realizou por meio de atendimento de acadêmicos e professores, bem como com a realização de oficinas preparadas pelos acadêmicos, levando informações à comunidade sobre esses temas.

Durante a Ação Social, conciliadores, mediadores, facilitadores de justiça restaurativa, servidores e colaboradores do Foro de Pelotas, bem como o Juiz de Direito Coordenador do CEJUSC, Marcelo Malizia Cabral, prestaram informações e serviços à comunidade, esclarecendo sobre as formas de composição de conflitos por meio do diálogo como modos eficientes de restauração de relações e construção da paz social.

A atividade integra uma série de atividades de conscientização da comunidade sobre a importância da conciliação, da mediação e da justiça restaurativa como formas adequadas, céleres, seguras e eficientes de resolução de conflitos.

COMUNIDADE com mais acesso à Justiça

COMUNIDADE com mais acesso à Justiça

De acordo com o Juiz de Direito Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, além de divulgar as atividades do CEJUSC, a ação buscou mostrar as vantagens da conciliação, da mediação e da justiça restaurativa de modo a valorizar a cultura da solução pacífica e dialogada de conflitos.

Essas atividades de informação da comunidade sobre acesso à justiça, cidadania e meios alternativos de resolução de conflitos são recomendadas pela Resolução n.º 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e inserem-se no Setor de Cidadania da Central de Conciliação e Mediação.

BLOG – Buscando primar pela transparência e facilitar o acesso da população à justiça, o CEJUSC lançou seu blog, onde pode ser conferida a íntegra dos resultados das audiências e das pesquisas de satisfação, mês a mês, bem como as demais atividades do Centro. Seu endereço é conciliacaopelotas.blogspot.com

CONTATO – O atendimento no CEJUSC é realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7.º andar, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, telefone (53) 32794900, ramal 1737

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções