CENSO 2020 : Mais de 119 mil domicílios deverão ser visitados por 400 profissionais em Pelotas
Pelotas começou os preparativos para o Censo 2020. Na segunda-feira, uma reunião de planejamento e acompanhamento foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com representantes do Município e entidades parceiras. O questionário será aplicado entre agosto e outubro do próximo ano.
Ao todo, 119.599 domicílios deverão ser visitados, por mais de 400 profissionais contratados por meio de processo seletivo simplificado. Os editais para as 365 vagas de recenseador, 40 de agentes censitários supervisores técnicos, quatro de agentes censitários supervisores administrativos e cinco de agentes censitários municipais serão lançados nos meses de dezembro e janeiro, no site da Fundação Getúlio Vargas (https://portal.fgv.br/)
Os dados coletados são essenciais para, entre outros objetivos, definir o valor do Fundo de Participação dos Municípios (FMP), bem como medir o nível educacional, taxa de emprego e repasses de benefícios assistenciais, lembrou a prefeita Paula Mascarenhas.
“O censo é estratégico para nós, pois ajuda na afirmação de políticas públicas. Somos grandes interessados nas respostas”, destacou a gestora.
A Prefeitura será um dos apoiadores do trabalho efetuado pelo IBGE, que abrange as zonas urbana e rural de Pelotas. Pela primeira vez, comunidades quilombolas e agrupamentos indígenas integrarão o censo, realizado a cada dez anos. Além dessa parcela da população, os chamados aglomerados subnormais (ocupações), também fazem parte das residências a serem visitadas, apesar da situação irregular.