Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Censo funcional e previdenciário começa nesta segunda-feira

18 janeiro
09:12 2021

O Censo será realizado pela internet, para evitar que as pessoas precisem circular neste momento de pandemia

Começa às 8h desta segunda-feira (18) o primeiro Censo Funcional e Previdenciário de Pelotas. Será liberado o acesso ao endereço virtual, onde os servidores ativos, aposentados e pensionistas encontrarão os formulários e espaços para o envio de documentos.

Acesse aqui o Censo

O prazo para o preenchimento vai até 30 de abril, mas o ideal é tentar realizá-lo o mais cedo possível, para que haja tempo de solucionar qualquer dificuldade e evitar a sobrecarga do sistema – comum no fim de qualquer prazo. O processo é coordenado pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas (Prevpel), com o apoio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), Sanep e Câmara de Vereadores.

Além de cumprir a legislação federal, o Censo atualizará e consolidará o banco de dados cadastrais dos servidores, desenvolvido para integração de sistemas e bases de dados, melhoria da qualidade dos dados dos segurados. Com isso, facilitará o acesso à pasta do servidor, agilizando a concessão de aposentadoria e pensão por morte. O conhecimento da realidade dos servidores também ampliará o movimento da qualidade e produtividade no setor público.

O secretário de Administração e Recursos Humanos, William Sottoriva, diz que, com o tempo, o que há em papel também será digitalizado e incluído no sistema. Com um censo virtual, haverá redução do uso de papéis, o que contribuirá com a economia e o meio ambiente. Além do potencial poluidor da prática, ela demanda alto custo – papel, tinta para impressão e a necessidade de espaço para arquivo.

Apesar de cada pessoa ser responsável pela atualização do seu cadastro, tudo será supervisionado por uma equipe capacitada. A diretora-presidente do Prevpel, Berenice Nunes, explica que a plataforma é bastante intuitiva, fácil de preencher, e os documentos poderão ser fotografados para o envio. Mas, caso alguém tenha qualquer dificuldade, poderá entrar em contato com a equipe responsável pelo seu processo (listada abaixo) e terá todo o suporte remoto necessário. A gestora diz que “a pandemia nos ensinou a não deixar de fazer o que for necessário, mas garantindo a segurança das pessoas”, e lembra que os usuários do Prevepel são, principalmente, os idosos, um dos grupos de maior risco para o novo coronavírus.

Quem participará?

O Censo precisa ser respondido por 10.954 servidores municipais. São 6.475 estatutários ativos, 2.080 aposentados, 1.314 celetistas, 546 estatutários do Sanep, 493 pensionistas, 34 estatutários da Câmara de Vereadores e 12 do Prevpel.

O que acontece caso eu não responda?

Caso não respondam ao Censo, dentro do prazo, os servidores aposentados e pensionistas terão o benefício suspenso. Para os da ativa, será considerada infração disciplinar por descumprimento de dever funcional, que será apurado por procedimento próprio.

Como devo entrar em contato caso precise de ajuda?

* Aposentados, pensionistas e servidores do Prevpel – Whatsapp (53) 98459-9828 ou pelo e-mail [email protected]

* Servidores estatutários e celetistas da administração direta – Whatsapp (53) 99174-9840 ou pelo e-mail [email protected]

* Servidores ativos do Sanep – Whatsapp (53) 98424-4270;

* Câmara de Vereadores – no caso de dúvida, entrar em contato com a direção do Legislativo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções